Passado o Carnaval, agora o ano começa pra valer. E você, preparado para os desafios que estão por vir? Que tal começar a revisar suas estratégias de marketing para esse ano que se inicia de vez? Para te ajudar nessa, retomamos, nesse post, alguns itens que prometem ser destaque em 2017.
Recentemente, a SEMRush coletou a opinião de 20 especialistas em marketing digital sobre as tendências do mercado para o ano. Confira quais são elas:
E-mail Marketing
Foi-se o tempo em que e-mail marketing era usado único e exclusivamente para o envio de ofertas e promoções. Cada vez mais exigentes, os consumidores querem conteúdo. Mas não é qualquer conteúdo. Aposte em assuntos relevantes e que ofereçam valor aos usuários.
A estratégia de envio de e-mails também precisa ser repensada. Defina a quantidade de disparos semanais, mas dê preferência à qualidade. Envio de e-mails relevantes e bem preparados é a pedida da vez.
Segmentação é outra regra de ouro que deve ser seguida. Ofereça conteúdos diferenciados para cada grupo de usuários. Essa segmentação pode ser feita pelo meio como o lead conheceu a empresa, por exemplo: topo, meio ou fundo de funil.
Mídias Sociais
Uma das tendências mais fortes para esse ano é a indexação do conteúdo social. Por isso, ao otimizar seu site, não perca de vista a necessidade de melhorar a presença de sua marca na esfera da social media. Assim, você ganhará relevância também nos buscadores. Outra dica: aposte nos vídeos. Eles têm se tornado o conteúdo predileto dos usuários.
SEO
O mobile segue em alta nesse ano. Com isso, cresce também a preocupação em dar agilidade às páginas acessadas por meio dos dispositivos móveis. Por isso, as páginas precisam ser mobile-friendly, ou seja, com carregamento rápido e adaptadas para exibição na tela do celular. Não esqueça do certificado de segurança HTTPS, que garante segurança para o usuário que navega no site, outro quesito primordial para ranquear melhor a página na busca orgânica.
Conteúdo
Oferta de conteúdo denso, porém apresentado de forma direta e objetiva. Essa é outra aposta da SEMRush para 2017. A empresa também lembra que conteúdo não se restringe a apenas texto. Infográficos e vídeos estão em alta. O conteúdo personalizado também será destaque, com textos especialmente desenvolvidos para cada segmento da audiência.
E-commerce
Conforme referimos em post recentemente publicado em nosso blog, a compra via dispositivos deve representar 40% de todo o faturamento do e-commerce no Brasil. O que isso significa? Que os e-commerces precisam se adaptar rapidamente a esse cenário em que cada vez mais as compras têm sido feitas por smartphones e tablets. Junto a isso, a personalização de ofertas, produtos e listagens ganham força. Soluções personalizadas para cada segmento da audiência ganharão força nesse ano.
Como você pôde conferir, a lista é cheia de soluções para seu negócio bombar em 2017. Quais ações você pretende colocar em prática? Revise sua estratégia e ganhe fôlego para sair na frente da concorrência. Bons negócios te esperam. Avante!