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Na sua opinião, qual é o resultado esperado do e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma ferramenta que pode trazer resultados incríveis para o seu negócio e a sua empresa, mas será que está claro que resultados são esses? Como identificar o valor gerado por ferramentas de e-mail marketing? Antes de qualquer coisa é importante deixar claro que resultado não significa necessariamente aumento de venda – esse não é o único beneficio que você consegue usando essa ferramenta.

Então, quais são os resultados que posso esperar com o uso de e-mail marketing? E como eu posso medi-los? Bom, vamos por partes.

É claro que o aumento das vendas é esperado quando se investe em uma ferramenta de marketing digital como esta, seja por envio de e-mail ou de SMS. E através das promoções você consegue mensurar tanto quanto as vendas cresceram quanto a quantidade de visita a mais que você teve na sua página ou mesmo na sua loja física. Mas os resultados também podem vir de outras formas. Confira.

Novos seguidores

Converter uma ação de e-mail marketing ou sms em aumento de seguidores nas redes sociais também pode ser uma forma de medir o resultado. As redes sociais estão se mostrando um ótimo canal de conversão e comunicação informal com clientes.

Otimização de tempo

As ferramentas de e-mail marketing como o IAGENTEmail e o IAGENTEsms lhe ajudam a economizar um dos bens mais preciosos e disputados: o tempo. Se antes você levava cerca de 2 horas para realizar um comunicado simples por e-mail ou SMS, agora bastam 2 minutos e pronto! Além disso, é possível programar comunicados para o ano inteiro, liberando a equipe para trabalhar em cima dos resultados.

Equipe mais enxuta

Como citado no exemplo acima, é possível deixar somente uma pessoa responsável pela criação e agendamentos das ações, tanto no IAGENTEmail quanto no IAGENTEsms. No caso do primeiro, a ferramenta ainda conta com recursos que facilitam a elaboração da arte, além de oferecer modelos prontos para datas comemorativas.

Como medir esses resultados usando os relatórios?

Você precisa conhecer seus resultados para saber o que fazer com eles e como otimizá-los. Algumas métricas principais precisam ser acompanhadas de perto para que você saiba qual rumo está tomando a sua campanha de e-mail marketing, se ela está funcionando adequadamente e se é preciso fazer alguma modificação.  Por exemplo, não é porque você garantiu um lead que vai fidelizá-lo por tempo indeterminado e mantê-lo engajado.

Não dá para ficar sem checar há quanto tempo o dono desse endereço de e-mail não abre suas mensagens e considerar também a existência de endereços de e-mail inválidos ou inexistentes. Se o contato não realiza uma conversão há mais de seis meses, ele pode ser considerado inativo. Essa informação de quais clientes não abriram os e-mails ou não clicaram é disponibilizada pelos sistemas de envio de e-mail e essa lista pode ser analisada para saber como tentar reconquistá-lo.

Decida se é melhor direcionar conteúdo ou produtos, como e-mails de promoções, o assunto e até o melhor horário para envio usando as métricas disponíveis no sistema. As taxas de cliques também são importantes, já que mostram quantos e-mails foram clicados em comparação com a quantidade entregue – se você juntar a taxa de clique com a taxa de abertura, pode analisar com mais clareza quais os produtos mais clicados e o quanto você vendeu durante a campanha, medindo o retorno que teve.

Cuidado com o descadastro e o spam!

Altas taxas de unsubscribe, isto é, um alto número de pessoas saindo de sua lista, influenciam diretamente nos seus resultados. Esse é um alerta importante e deve ser levado em conta – se está acontecendo, sua campanha deve se reformulada urgentemente. Use os relatórios para checar o que precisa ser modificado e não demore em agir!

Ficou com alguma dúvida sobre os relatórios ou os resultados que pode atingir usando nossas ferramentas de e-mail marketing? Entre em contato com a IAGENTE agora mesmo!

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