Lives são as novas formas de unir pessoas e gerar resultados por meio de eventos digitais. Muito popularizados na pandemia, essa estratégia se tornou uma das mais usadas nos funis de vendas online. Contudo, você sabe como usá-las de forma estratégica para potencializar ainda mais os seus resultados? Acompanhe esse post e descubra como utilizar lives para alcançar mais vendas!
O que é uma live?
Explicando de maneira simples, uma live é uma transmissão ao vivo de áudio e vídeo, geralmente feita pelas redes sociais (Instagram, YouTube, Facebook, TikTok e Twitter) ou plataformas próprias, onde a pessoa ou a marca em questão consegue interagir com o seu público de maneira simultânea por meio de curtidas e comentários.
Quando começou a tradição?
A primeira vez que o formato começou a fazer sucesso foi em meados de 2016, na China. Quando artistas, gamers e celebridades no geral passaram a se comunicar de forma ao vivo e direta com o seu público. Desde as primeiras tentativas, as transmissões passaram a demonstrar potencial na geração de lucro e engajamento nas plataformas, por isso o gênero foi incorporado por empresas e sistemas educativos do país, que começaram a utilizar as lives como ferramenta de vendas.
Objetivos das lives
Conforme mencionado, as lives possuem alto poder de engajamento e posicionamento de marca quando bem desenvolvidas e planejadas. Por isso, o modelo passou a se popularizar em modelos de negócios internacionais.
Vale ressaltar que existem duas formas de lucrar com lives, sendo elas:
- Monetização: por meio das plataformas de transmissão ao vivo, é possível monetizar a sua live e, consequentemente, gerar uma renda proporcional ao alcance de público atingido e às doações recebidas;
- Vendas diretas: em segundo lugar, no modelo de lives e-commerce, empresas conseguem gerar engajamento e vendas diretas nas lojas virtuais por meio do anúncio de desconto, lançamento de novos produtos e outras estratégias de conversão.
Dicas para fazer uma live
Que lives e-commerce podem gerar diferentes resultados e são um grande potencial de conversão, você já deve saber. Contudo, você conhece todas as estratégias necessárias para fazer que elas sejam de alto impacto e consigam gerar venda?
Acompanhe os textos abaixo e descubra como você pode alavancar os seus números!
● Escolha a plataforma de lives
A primeira consideração a se fazer é: qual a plataforma mais adequada para a minha live? Obviamente, no mercado atual, é impossível não haver uma plataforma de transmissões ao vivo que atinja a necessidade do seu negócio. Contudo, é interessante fazer alguns questionamentos como:
- Qual plataforma possui os melhores recursos para a minha empresa?
- Onde o público encontrará facilidade de acesso e conexão imediata?
- Em qual modelo eu conseguirei explorar melhor os meus recursos?
● Faça um planejamento, tenha um objetivo
Além disso, é fundamental que exista um planejamento antecipado e estratégico acerca da sua live. Tendo em vista que a transmissão funciona de certa forma como um evento para os consumidores, é fundamental que ela gere interesse, faça seus espectadores engajarem e possua um potencial de conversão.
Para isso, defina todas as estratégias implementadas com foco no seu objetivo central, que pode ser: expandir o número de vendas, aumentar o faturamento, maximizar o ticket médio dos seus compradores atuais, ampliar o portfólio de clientes ou outros.
Anuncie seus eventos e lives
Conforme citado, é importante que a divulgação e engajamento dos convidados para a lives aconteça previamente. Para isso, é preciso que a sua empresa invista em uma estratégia de comunicação clara, assertiva e de alto alcance, como os e-mails, por exemplo. Quer saber mais sobre como fazer isso para gerar vendas? Conheça a IAGENTEmail e descubra como você pode engajar-se com o seu público, administrar um canal de comunicação com poucos ruídos e ainda trabalhar com automação de marketing em apenas uma plataforma.