Como aconteceu com o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, o uso do marketing político digital é uma das estratégias para vencer eleições. Entretanto, a utilização incorreta e exagerada de determinadas plataformas de comunicação podem reverter contra o candidato. A lei nº 9.504/97 permite a criação de perfis no Twitter, promover encontros de correligionários em redes sociais – como o Orkut ou o Facebook -, informar eleitores por mensagens de SMS e promover seus próprios blogs. A proibição vale para publicidade como parte da campanha eleitoral, que seria a divulgação através de banners, links e posts patrocinados pelo candidato.
IAGENTE mostra como políticos podem utilizar o marketing digital a seu favor:
A empresa de TI IAGENTE – Sistemas para Comunicação, com sede em Porto Alegre/RS, orienta os candidatos nas eleições deste ano que a plataforma IAGENTEsms possibilita administrar toda a campanha eleitoral através do envio de SMS, da segmentação por grupos e agendamento dos envios das mensagens. Outra plataforma de comunicação que a empresa oferece é o IAGENTEmail, que consiste no envio de email marketing às bases eleitorais, além de permitir realizar pesquisas de opinião através do mesmo sistema. Porém, é importante salientar sobre as boas práticas de utilização deste serviço, bem como ter uma base de dados criada a partir da solicitação do eleitor; apresentar explicitamente na newsletter um link de descadastro – caso o destinatário não queira mais receber avisos por email; e segmentar a base de dados para repassar somente informações de acordo com o perfil do destinatário.