Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Geração de leads: descubra o que é e como criar uma lista de e-mails com essas 8 dicas

Para conseguir impulsionar seus conteúdos no meio digital e fechar negócios, é fundamental para qualquer empresa fazer a geração de leads qualificados. Afinal, a qualidade da sua lista de contatos está relacionada ao interesse deles em receber o seu conteúdo e, principalmente, comprar o seu produto.

Por isso, o ideal é que cada empresa faça a sua geração de leads e crie a sua própria lista para que eles sejam qualificados e interessados no seu negócio. Para construir essa lista existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas e também alguns passos que precisam ser seguidos.

Descubra agora o que é e como criar uma lista de e-mails através de técnicas acionáveis.

 

O que são leads?

As empresas podem vender diretamente para pessoas que ainda não conhecem a sua marca ou produto. Ela pode ter uma equipe especializada em Outbound ou Inbound Marketing para que isso aconteça.

Porém, existem técnicas que atraem um público interessado no seu produto, qualifica essas pessoas, e a partir daí a sua equipe de vendas entra em ação para fazer o fechamento.

Quando pessoas são atraídas pelo seu conteúdo ou produto, e oferecem seus dados para a sua empresa, elas se tornam o que chamamos de leads.

Podemos definir que um lead é uma pessoa que, de alguma forma, possui interesse em algum produto ou serviço oferecido pela sua marca. E a maneira de conseguir essa conversão é através da geração de leads.

Dessa forma, a sua empresa não aborda clientes através, por exemplo, de uma ligação inesperada, como as ligações de telemarketing que recebemos. Essa comunicação se inicia a partir do possível cliente, que de alguma forma, se sentiu atraído pelo seu produto, ou serviço, e disponibilizou dados como e-mail e número de celular.

 

O que é geração de leads?

A geração de leads é a captação de dados de pessoas que estão muito interessadas no seu produto ou serviço, a ponto de querer fechar uma compra.

As suas redes sociais, por exemplo, possuem seguidores que, às vezes, estão ali apenas para acompanhar seu conteúdo, ou às vezes, apenas porque gostam do assunto, já outros realmente desejam fazer negócio.

Quando a sua marca utiliza estratégias para coletar dados desses seguidores mais engajados, eles são convertidos em leads. Quando essa geração de leads é realizada, é um indício de que essas pessoas estão propensas a comprar seu produto ou adquirir o seu serviço, e é aí que começa o trabalho da sua equipe de vendas.

Existem algumas ferramentas e alguns métodos que ajudam no processo de geração de leads. Cada empresa possui público, identidade, voz, poder de investimento, entre outras características, que são específicas do seu empreendimento. Você deve escolher os canais de geração de leads de acordo com essas condições particulares da sua empresa.

 

Qual a importância da geração de leads para um negócio

O mercado de compras vive em constante mudança e os empreendedores precisam se atualizar sempre para continuar se destacando.

De acordo com as tendências do momento, eles precisam se concentrar em desenvolver novas estratégias para criar relacionamentos mais duradouros com seus clientes e futuros clientes, aumentar a taxa de conversão e reduzir o lead time.

Com o crescimento da internet, a cada dia, os consumidores estão sendo mais bombardeados com informações por todos os lados. Essa abundância de informação acaba gerando escassez de atenção por parte das pessoas, e esse fato acabou transformando completamente o processo de compra no mercado.

Sobrecarregados de tanta informação, os consumidores estão buscando ignorar, o máximo possível, tudo aquilo que não desejam ouvir. Dessa forma, as empresas precisam se atualizar e apostar em novas estratégias para se relacionar com o seu público, fazer a geração de leads e, posteriormente, fechar as vendas.

A geração de leads é um processo onde as empresas entregam aos possíveis clientes o que eles realmente querem e precisam. Elas criam estratégias para aquecer e despertar o interesse dos seus clientes potenciais, guiando-os durante todo o processo até que eles comprem da sua empresa, ou até depois disso.

Criar uma relação com alguém antes de oferecer seu produto ou serviço, aumenta muito a sua chance de fechar a venda. Por isso, a geração de leads é fundamental na jornada que cada pessoa precisa percorrer para se tornar um cliente satisfeito da sua marca.

8 passos para criar uma lista de e-mails de forma simples

Conheça agora os 8 passos que vão te ajudar na geração de leads através da criação de uma lista de e-mails.

 

1. Crie a sua persona

A criação de personas é a personalização das características do seu consumidor. Quanto mais o seu lead for parecido com a sua persona ideal, maiores as chances de ele vir a se tornar um cliente.

A partir daí você precisa definir qual é a melhor oferta possível para essa persona e onde comunicá-la para que as pessoas certas a encontrem.

Cada negócio é único, por isso, cada um terá uma persona diferente, assim como as escolhas para a comunicação, que vão variar conforme o segmento. Quando você consegue alinhar bem o seu produto, o seu cliente ideal e a sua comunicação, a geração de leads se torna uma consequência.

 

2. Use as redes sociais para geração de leads

Essa é uma das estratégias mais utilizadas na atualidade, e ela se tornou indispensável para a maioria dos negócios. As pessoas fazem pesquisas de produtos, aprendem sobre eles e até efetuam a compra por meio das redes sociais. Essas mídias se tornaram uma das maiores ferramentas para a geração de leads.

Várias redes, como o Facebook e o LinkedIn funcionam muito bem para colocar em prática estratégias para criar uma lista de e-mail marketing com leads qualificados e constantemente atualizada.

 

3. Invista em um Website

Um site bem construído pode oferecer estratégias de geração de leads através de mecanismos como assinaturas de newsletters, preenchimento de outros formulários ou testes de ferramentas/soluções. Para isso, garanta que o layout, CTAs, formulários e conteúdos sejam de alta qualidade.

Seu site deve ser voltado para o estilo e persona do seu negócio. Por exemplo, se a sua empresa é do segmento de eventos, um site de eventos profissional é o mais adequado.

Um site hoje em dia pode ser criado por qualquer pessoa, mesmo que não tenha nenhum conhecimento em programação. Basta adquirir um domínio e uma hospedagem e iniciar o processo.

 

4. Crie um blog

Dentro do próprio site, você pode ter um blog. Se você não tiver um site ainda, pode começar criando um blog independente. Essa ferramenta é excelente para criar laços de confiança entre a sua empresa e seus seguidores.

Utilize o seu blog para encorajar os leitores a seguir suas redes sociais, consumir mais conteúdos do próprio blog e tomar outras ações através dos CTAs.

Pessoas diferentes podem encontrar o seu blog através das pesquisas na web, por isso, faça com que ele seja visto através de otimizações para os mecanismos de busca.

Pesquise o que a sua persona procura na internet e, dentre essas palavras-chave, encontre temas que se relacionem com o seu negócio e as soluções que a sua empresa oferece.

A partir daí produza conteúdo de valor para a sua audiência, resolva problemas e atraia a sua atenção com soluções oferecidas pelo seu empreendimento, assim, você vai conseguir aumentar a sua geração de leads.

Mas, utilize esse espaço apenas para informar. Não faça propaganda dos seus produtos ou serviços. Deixe que o seu visitante se interesse pelo assunto e leia o seu conteúdo, e a partir daí ele vai conhecer a sua marca e iniciar um relacionamento com ela. Garanta que o conteúdo seja relevante, que ele resolva um problema, e demonstre autoridade sobre o tema.

 

5. Crie e promova uma Landing Page

Uma Landing Page é uma página designada exclusivamente para a conversão e pensada de forma a gerar o menor atrito possível nessa ação. Essa é uma excelente ferramenta para a geração de leads.

Para que ela tenha sucesso, existem dois elementos principais que precisam ser observados na sua criação, que são o SEO e o copywriting da página.

Existem algumas opções para poder promover a sua Landing Page e atrair novos visitantes para fazer a geração de leads. O primeiro local onde essa promoção pode ser feita é nas redes sociais da sua empresa. Além disso, você pode incentivar os seus seguidores a compartilhar a sua oferta e alcançar ainda mais visitantes.

Você também pode utilizar CTAs no seu site e blog, assim os seus visitantes podem ser direcionados para a sua Landing Page. Você também pode anunciar a sua página através de anúncios patrocinados segmentados. Ou ainda participar de grupos de discussão do tema em plataformas especializadas como Facebook e LinkedIn.

 

6. Crie iscas digitais

Como o objetivo é criar uma lista de e-mails, não adianta apenas oferecer conteúdo ou iscas digitais. É preciso estimular o visitante a deixar os seus dados de contato. Para isso, crie iscas digitais que sejam materiais de valor para a sua persona. Elas podem ser um e-book, uma planilha, um infográfico, uma aula em vídeo, entre outros produtos.

O importante é que tenham valor o bastante a ponto do visitante oferecer seus dados para obtê-lo. Muitas empresas possuem materiais internos como manuais, treinamentos e planilhas, que fazem parte da sua rotina de trabalho e que podem ser relevantes para compartilhar com o seu público.

 

7. Aposte em SEO e marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo possibilita desenvolver e distribuir conteúdo educativo e relevante para envolver os consumidores. Um conteúdo de qualidade é interpretado pelos buscadores como um site de qualidade, por isso, eles enviam visitantes para lá. As técnicas de SEO facilitam esse processo e, assim, ajudam na geração de leads.

 

8. Faça Anúncios Pay-Per-Click (PPC)

Nesse modelo, as empresas expõem seus anúncios em buscas como Google, Yahoo e Bing, e pagam por cliques efetuados neles. Essa é uma excelente maneira de mostrar seu produto no topo dessas páginas, e por serem anúncios altamente segmentados, eles têm a capacidade de fazer a geração de leads qualificados.

 

Como lidar com a minha lista de e-mails?

Não basta ter uma lista de contatos, é preciso ter um plano para transformar seus contatos em clientes fiéis.

Mas é neste ponto que muitas empresas acabam pecando e deixando dinheiro precioso sobre a mesa. Não é isso que você quer para o seu negócio, não é mesmo?

Sendo assim, confira algumas dicas para manter os seus leads bem gerenciados.

 

Lembre-se do e-mail Marketing

O e-mail continua sendo uma importante chave em uma estratégia de marketing. Por isso, ainda é uma das táticas mais utilizadas para a geração de leads qualificados, pois através dela é possível fazer a nutrição de forma adequada.

Essa é uma estratégia sólida e permite à empresa informar os consumidores sobre eventos, novos produtos e serviços. Por isso, as empresas precisam aprender a utilizar essa ferramenta para fazer geração de leads.

 

Qualifique os seus leads

Depois que você conseguiu esses dados, a sua lista de e-mails já está pronta? Não!

Muitas pessoas ignoram essa etapa, mas antes de criar a sua lista de e-mail, você precisa qualificar os seus leads. Essa ação vai ajudar na economia de tempo e energia dos seus vendedores e vai ajudar a otimizar os seus resultados, aumentando a sua porcentagem de conversão de vendas.

É possível qualificar esses leads de forma mais eficiente com a ajuda de um formulário mais completo. Verifique se esses leads realmente têm potencial para serem clientes, caso contrário, não perca tempo enviando e-mails.

 

Avalie os resultados e planeje os próximos passos

É importante acompanhar como está a sua estratégia, fazendo análises a cada período e entendendo as perspectivas. A partir daí aposte no que dá certo e substitua aquilo que não gera resultados. Para isso, escolha as métricas que serão analisadas, e em cima desses resultados, elabore os próximos passos.

Agora que você já aprendeu como criar uma lista no IAGENTEmail, chegou a hora de colocar a mão na massa e acelerar a geração de leads qualificados para a sua empresa, aumentando assim o seu sucesso.

 

Filtro avançado

Melhorando a entregabilidade dos seus e-mails transacionais práticas avançadas.
A entregabilidade é o maior desafio enfrentado por empresas que enviam e-mails transacionais em larga...
Optar por uma solução de e-mails com infraestrutura própria faz diferença?
A infraestrutura de uma plataforma de e-mails transacionais é um fator-chave para o sucesso de...
Envie e-mails transacionais direto de sua plataforma
A integração de API para e-mails transacionais é essencial para empresas que buscam eficiência e...