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Funil de marketing: onde entra a estratégia de SMS e E-mail Marketing?

 

As outras técnicas que me perdoem, mas o funil de marketing é um grande aliado quando o assunto é conversão e engajamento. Utilizado de forma eficaz, pode trazer grandes benefícios para uma estratégia e fazer a diferença em sua comunicação.

Se você não tem ideia do que é um funil de marketing e caiu de paraquedas neste artigo, garanto que fez a escolha certa. Vamos começar te inteirando sobre este assunto, assim você vai passar longe do grupo de gestores que criam campanhas de baixo alcance e eficácia.

 

O que é um funil de marketing?

O funil de marketing é uma técnica importantíssima em um planejamento digital, pois garante que cada conteúdo e isca encontre o seu destinatário ideal, gerando conexão, interesse e consumo continuado, até a conversão e fidelização dos leads.

Essa técnica tem o nome “funil” porque a captura de visitantes ocorre de forma decrescente, ou seja, são atraídas diversas pessoas para a boca do funil, em um processo de encantamento, com conteúdos interessantes. Conforme o usuário vai “descendo”, os conteúdos tomam uma forma objetiva com relação ao seu produto ou serviço. O número de visitantes também vai diminuindo para que ao final fiquem apenas os leads ideais para conversão.

Mas, vamos às etapas para que você consiga entender melhor:

 

Topo do funil

Essa é a etapa mais conhecida pelos adeptos do marketing de conteúdo, pois é aqui que nutrimos nossos visitantes com materiais atrativos, como dicas práticas, explicações sobre termos técnicos e utilização de aplicativos, por exemplo.

Agora o usuário é apenas um visitante e não tem ideia de quem é você ou do que oferece, apenas se sentiu curioso e resolveu conferir o que mais você tem a entregar, por isso acabou navegando entre seus outros conteúdos, se alimentando daqueles que melhor lhe atende. Chamamos essa fase de aprendizado e descoberta.

 

Meio do funil

Por aqui a história começa a mudar de figura. Você já dá indícios de quais serviços e produtos oferece, mas ainda não faz a oferta, esse ainda não é o momento, por isso seus materiais ainda são de pura informação e atração, mas agora seu visitante já sabe muita coisa que antes eram básicas para ele.

Essa é a etapa certa para conseguir levá-lo à sua Landing Page (página de conversão) e oferecer-lhe um conteúdo de valor, uma amostra do que está vendendo, como um e-book, uma mentoria ou webinário gratuitos. Conseguindo seus dados, você já pode começar a prepará-lo para a descida no funil de marketing, gerando a tão esperada conversão. Por aqui não chamamos mais sua persona de visitante, agora ele é um lead. 

É neste meio que as ferramentas de E-mail Marketing e SMS entram, para entregar aos usuários os conteúdos certos pelos melhores canais. Essa etapa tem dois objetivos: fazer com que o lead reconheça seu problema e considerar a solução (preferencialmente a sua).

 

Fundo de funil

Vendedores e amantes das técnicas de persuasão utilizam este fundo para praticar suas habilidades de forma mais agressiva. Nesta etapa o lead está pronto para a conversão e já sabe o que precisa para resolver o seu problema. Então, os seus serviços e/ou produtos, precisam ser as melhores opções.
Essa é a etapa que define se o funil de marketing alcançou seus objetivos.

Carrinhos abandonados, compras não finalizadas e dúvidas quanto à utilização do produto são as situações mais comuns por aqui. O ideal é que você ofereça algo atrativo, como um frete grátis, um cupom de desconto ou um produto adicional, por exemplo. Esse incentivo pode garantir uma venda que estava apenas esperando pela tática certa.

 

Como posso utilizar o e-mail no meu funil de marketing?

O email é uma das ferramentas mais baratas, que realiza uma comunicação em massa ou não e detém uma porcentagem de respostas positivas bem interessante, dentro de um planejamento.

Com a estratégia certa e utilizando as boas práticas de e-mail, você consegue resultados como uma taxa de conversão muito maior, uma nutrição muito mais poderosa para sua lista de prospects e uma comunicação segmentada. Quanto mais você afunilar seus conteúdos, mais íntimo e eficaz você será.

A vantagem do e-mail é a sua usabilidade para todas as etapas do funil de marketing. Por mais que o visitante demore para se tornar um lead e eventualmente um cliente, ele ainda vai estar em sua rede, sendo preparado para quando estiver pronto. Ou seja, através dos e-mails e dessa conexão criada, este visitante não se perderá.

Aqui na IAGENTE, tanto os envios de e-mail marketing quanto de e-mails transacionais são construídos de forma estratégica e focados na nutrição e relacionamento com os seus clientes. Você cria e-mails responsivos de forma intuitiva e rápida, por um preço acessível. Nós garantimos a beleza, eficácia e praticidade e você ainda tem a possibilidade de fazer um teste gratuito.

 

Como posso utilizar o SMS em meu funil de marketing?

O SMS é constantemente subestimado, mas sua utilização torna a comunicação para com o usuário uma conversa mais direta e pessoal. O objetivo aqui deve ser atraí-lo para outras plataformas, como seu site, por exemplo. Analisando de forma prática, ele serve como um canal informativo, principalmente considerando o seu limite de 160 caracteres.

Essa conversa um-para-um é valiosa em uma estratégia de marketing. Mas é preciso se prevenir contra alguns possíveis problemas, como as penalizações por parte das operadoras telefônicas. Caso o usuário não esteja inteirado desta comunicação ou não autorizou receber mensagens de sua empresa, você corre o risco ser bloqueado e ainda perturbar alguns leads preciosos. Criar uma landing page com o objetivo de alimentar sua lista de contatos é interessante, mas deixe claro como isso será feito e quais tipos de conteúdos você vai entregar.

No IAGENTEsms você encontra os serviços de envios e recebimentos de torpedos para celulares, que garantem 90% de entrega em até 10 segundos após o envio e aumentam sua credibilidade de envios utilizando números curtos (shortcode) – canal homologado pelas operadoras e que garantem mais segurança e confiabilidade, permitindo que o usuário se relacione em uma comunicação interativa.

Um bom planejamento deve ser feito antes de utilizar essa ferramenta, para que o conteúdo ideal seja entregue para o lead certo, da melhor maneira possível, segmentando-o de acordo com a sua etapa no funil de marketing.

Alguns últimos toques com relação às duas ferramentas:

  • Não só de blogs/sites e landing pages vive o SEO. Todo conteúdo gerado para sua estratégia precisa utilizar essa técnica;
  • Estimule o engajamento através de links externos como vídeos, sites, redes sociais e outras plataformas. Assim, sua marca conquista ainda mais autoridade;
  • Preste atenção ao descadastramento. Muitos usuários acabam deixando de consumir o seu conteúdo e você nem sequer consegue notar. Quando isso ocorrer procure avaliar a situação, mas não continue entupindo a caixa de entrada com mensagens e e-mails. Cuidado com as boas práticas.

Munido das ferramentas certas você pode alcançar resultados incríveis, mas é preciso saber usá-las do jeito certo, com as pessoas certas e no momento ideal.

Gostou das dicas?

Já utiliza essas ferramentas com frequência em seus projetos?

Não deixe de nos contar como foi ou como é a sua experiência com elas e o funil de marketing.
E, independentemente da ferramenta, nunca deixe de investir em conteúdos de qualidade e impacto, pois eles vão melhorar ainda mais os seus  resultados.

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