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Fluxo de abandono de carrinho e como ele pode aumentar a sua conversão de vendas

Quem nunca passou horas navegando no site daquela marca da qual gosta muito, encheu o carrinho de compras para, lá no final, abandonar tudo e voltar à realidade? Ou então, escolheu minuciosamente cada uma das peças que desejava e, ao chegar à última etapa, percebeu que as formas de pagamento não agradaram, ou o site não pareceu ser seguro, ou qualquer outro motivo que culminou no abandono do processo de compra. Essas são situações muito comuns tanto do seu dia-a-dia quanto para milhares de consumidores do mundo inteiro.

 

Segundo um estudo publicado em 2020 pela Barilliance, multinacional que estuda a personalização do comércio eletrônico verdadeiro, a taxa média global do abandono de carrinhos nos e-commerces é de aproximadamente 77,7%.

 

Nesse artigo, vamos te mostrar por que essa porcentagem é tão significativa e mostrar alternativas de como evitar esse tipo de problema em sua loja virtual.

 

ENTENDENDO O PORQUÊ

 

Bom, já vimos que, quando sua loja virtual tem um alto fluxo de visitas, mas baixos números de compras concluídas, você está enfrentando um grave problema muito comum no e-commerce: o abandono de carrinho.

 

Uma outra pesquisa, realizada pela Baymard, aponta que as três principais justificativas para o consumidor abandonar seu processo de compra são: estar apenas navegando ou conhecendo o site (58,6%), os valores altos de taxas, como fretes (55%), e a necessidade de um cadastro extenso para finalizar a compra (34%).

 

Além desses itens apontados na pesquisa, existem outros fatores que podem influenciar no abandono do carrinho, externos ou internos. Os fatores internos estão diretamente relacionados à experiência que o cliente tem no seu site. Já os problemas externos podem ser diversos, como por exemplo propagandas e chamadas patrocinadas de outras empresas que o cliente pode ver e se interessar antes de finalizar a compra em sua loja, por exemplo.

 

Dentro do seu site, é importante garantir que o cliente se sinta confortável e motivado a todo o momento, para que o processo de compra funcione do início ao fim. Para que isso aconteça, existem alguns fatores que podem influenciar positiva ou negativamente, como o layout, a experiência de modo geral, a praticidade, a navegabilidade, etc.

 

Já os problemas externos devem ser analisados caso a caso e podem ser solucionados, por exemplo, com campanhas de engajamento baseadas nos comportamentos dos seus consumidores.

 

COMO LIDAR COM OS CLIENTES QUE ABANDONAM O CARRINHO?

 

E o que fazer com os clientes que, mesmo depois de serem impactados pelas suas estratégias iniciais, abandonam o carrinho? Existem algumas medidas que podem ser tomadas para que esse cliente volte a visitar o seu site e finalize uma compra, mesmo que não seja naquele momento.

 

Fazer o uso de uma plataforma de automação de marketing é a primeira dica. Implementar essa ferramenta especialmente para os clientes que abandonam o carrinho é uma ótima jogada. Além disso, a plataforma te ajuda a interagir com o lead de várias maneiras.

 

Nesse caso, você precisa ter uma visão clara do comportamento dos usuários, entender desde como eles chegaram até a sua loja virtual, seus hábitos de busca dentro da internet para que, assim, você consiga direcionar mensagens específicas e que atendam às necessidades desse cliente em potencial.

 

Um outro método eficiente de pescar esse cliente de volta é estar sempre acompanhando e atualizando os e-mails acionados (nos gatilhos de automação), principalmente para os clientes desistentes. Através do e-mail, é possível entender o passo a passo do antes, durante e depois do processo de compra e o comportamento do seu cliente. O uso do e-mail transacional para os clientes desistentes, por exemplo, é eficaz nesses casos, além de facilitar a volta destes desistentes para sua loja. 

 

Você pode fazer o uso de algumas frases divertidas, chamativas e interessantes como uma forma de chamada para ação nesses e-mails. Por exemplo, você pode escrever: “seu produto favorito da loja ainda está te esperando”. É uma forma de chamar a atenção do cliente sem parecer apelativo. Inclusive evite os verbos no imperativo como “compre”, “pague”, “conclua a compra”, etc. Uma outra forma de chamar a atenção do cliente é frisando a “escassez de produtos”. Esse apelo é um gatilho psicológico eficaz no cérebro dos usuários que pode estimular o cliente a concluir a sua compra.

 

E que tal ativar em seu site a possibilidade de envio de notificações push para os seus clientes? Caso sejam aceitas, elas podem ser usadas para enviar notificações de promoções, cupons de desconto, novidades e, claro, relembrar os itens esquecidos no carrinho de compras.

 

E então, o que achou das dicas? Tudo pronto para colocar em prática a automação de marketing em sua empresa? Caso ainda não tenha escolhido a plataforma que vai utilizar, conheça a IAGENTEmail, uma ferramenta que vai ajudar na criação de suas campanhas de e-mail marketing e da criação de suas Landing Pages. Comece agora com um teste grátis.

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