O que você deve cuidar ao preparar sua newsletter? E uma campanha de email marketing? Vamos aos fatores que influenciam na abertura de seu email.
Criação de newsletter
Para criar uma newsletter é necessário ter um equilíbrio entre o layout (um design criativo que incentive o usuário a baixar as imagens para visualizar a newsletter de forma completa) e estrutura da newsletter (peso das imagens, tipo de palavras utilizadas, teor do conteúdo, etc.) para que não seja identificada como SPAM.
Já explicado em outro post, não é possível contabilizar as leituras se o usuário não ativar a exibição das imagens.
Se sua newsletter tiver apenas uma imagem, é muito provável que o usuário apague a mensagem tanto por se deparar com um e-mail em branco ou por simplesmente perder o interesse em uma mensagem vazia. Resultado: visualização não contabilizada.
O que você deve cuidar ao preparar sua campanha?
1 – Base de contatos
Verifique de que forma pode melhorar sua base de dados de clientes retirando emails desatualizados – antigos – comprados. E o mais importante, faça uma nova organização dos seus contatos através dos relatórios de leitura após seus envios separando os contatos de acordo com o tipo de newsletter que enviou (contatos com mais interesse em promoção – outros mais interessados em comunicados e dicas).
2 – Título atrativo
Vamos a um exemplo: Supomos que, em um envio, você obteve uma taxa de abertura de 12%. Como dica, você pode realizar um novo envio para os contatos que não leram porém, utilizando uma nova chamada ou um novo assunto. Após isso, basta avaliar os resultados e verificar se aumentou a taxa de abertura.
3 – Frequência do envio
Outro ponto importante ao projetar sua campanha de email marketing: de quanto em quanto tempo devo enviar meus comunicados? Mandar e-mails diariamente e em horários inapropriados pode fazer com que seu cliente não leia seus e-mails ou indique-os como spam. O ideal é encontrar um ponto de equilíbrio que não encomode seu cliente e ao mesmo tempo não faça com que ele esqueça de sua marca.
Avalie os relatórios de sua conta e verifique qual o horário que possui uma maior taxa de abertura juntamente com o tipo de mensagem (promoção – dica – informação – etc.)
Todos estes fatores são prova de que existe muito mais coisa por trás de uma taxa de abertura. Cada situação exige estratégias diferentes e você deve fazer comparações com suas próprias campanhas. Tente sempre melhorar seus resultados não só realizando envios e sim analisando os resultados de suas campanhas.
Criar um email marketing com o máximo de sucesso depende de muitos fatores, certo? A IAGENTE quer te ajudar. Entre em contato com nossa equipe de relacionamento para juntos, melhorar ainda mais seus resultados.