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Exemplos de e-mail de prospecção para a sua estratégia de Marketing

Cada vez mais negócios online vêm investindo em estratégias digitais para conquistar seu público. Por isso, saber criar e conduzir diferentes ações de e-mail marketing pode ser uma estratégia fundamental para gerar conversões e conseguir se posicionar devidamente perante o seu público. Uma das melhores formas de fazer isso é por meio de e-mails de prospecção.

Você sabe como eles funcionam e quais são as estruturas recomendadas para melhorar suas métricas? Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é e-mail de prospecção?

O e-mail de prospecção é uma das várias estratégias do Outbound Marketing e é conhecido também como e-mail frio, ou seja, aquele que é enviado à pessoa mesmo que ela não esteja no momento de decisão da compra.

A estratégia dos e-mails de prospecção é simples: fazer o primeiro contato com os leads com objetivo de atrair a sua atenção, para que ele aceite receber mais informações da marca e então se torne um potencial cliente.

Como utilizar o e-mail de prospecção?

Para garantir que as taxas de interação do e-mail saiam conforme o planejado, você precisa se certificar de que está adotando as práticas corretas na hora de se comunicar com a sua audiência. Por isso, defina uma abordagem, conheça o perfil do seu leitor e construa uma boa estrutura no seu conteúdo.

Para saber mais sobre como aumentar as suas taxas de cliques dos seus e-mails, leia esse artigo com dicas para aumentar sua taxa de cliques nos e-mails e saiba como montar e-mails focados na experiência do seu usuário e melhorar as suas métricas.

Estratégias de e-mail de prospecção

Quando falamos de e-mail de prospecção, estamos falando também sobre um material de engajamento, uma forma de prender a atenção do seu cliente, esperando dele uma ação.

Por isso, é necessário ter uma abordagem que contribua para a construção de uma mensagem clara, persuasiva e que gere resultados.

Acompanhe os tópicos abaixo e veja alguns exemplos de estratégias muito utilizadas em campanhas de prospecção de mailing.

Storytelling

O storytelling é um recurso muito conhecido no marketing digital. Pode ser traduzido para o português como narração ou contação de histórias e é um modelo de construção narrativa que tem por objetivo principal envolver o leitor.

Em campanhas de e-mail marketing, o storytelling pode ser um elemento crucial na hora de envolvê-lo na mensagem transmitida, principalmente por se tratar de uma técnica persuasiva e que pode fazê-lo se interessar pela sua empresa de forma indireta.

Alguns dos passos desenvolvidos para construir um conteúdo cativante com técnicas de storytelling bem aplicadas, são:

  • Ter um objetivo claro: o que você deseja apresentar ao lead? Como ele vai  se relacionar com a sua mensagem? Nesse ponto você pode apresentar uma dor ou a solução com a qual o seu negócio trabalha;
  • Construa uma história: desenvolva uma narrativa interessante e lúdica. Apresente personagens, uma temática central e enredo que tenha sentido para o seu público. 
  • Defina um fechamento: coloque o seu prospect como parte da história e defina uma ação a ser realizada por ele no final do conteúdo.

Modelo AIDA

O modelo AIDA é outra ferramenta que contribui para e-mails de prospecção de qualidade. A técnica consiste basicamente na coleta de informações sobre o lead e o que pensa, precisa e deseja, tudo isso para propor soluções que façam sentido considerando o cenário do momento, melhorando as vendas qualificadas.

Além disso, AIDA é uma sigla para iniciais de Atenção, Interesse, Desejo e Ação, que representam basicamente a jornada do cliente desde a sua percepção da necessidade de adquirir um produto/serviço até a compra ou contratação do mesmo.

De acordo com o Iagente, ter consciência do modelo AIDA e como ele pode ser usado para tornar e-mails de prospecção ainda mais eficientes é uma ótima sacada e pode alavancar as vendas do seu negócio.

Exemplos de e-mail de prospecção

Sabemos que falar sobre proposta de conteúdo, assuntos a abordar e dicas de como construir um copy para o seu e-mail podem ser informações muito amplas e até difíceis de implementar na prática. Por isso, separamos três exemplos de textos para e-mails de prospeção para você usar como modelo no seu negócio. Confira abaixo:

Apresentação

Olá, [nome do prospect]! Sou [nome do vendedor].

Nós da [nome da empresa] sabemos que [dificuldade do prospect]. Por isso, separamos para você um ebook exclusivo sobre o assunto.

Quer saber como melhorar seus resultados e aumentar o seu faturamento com técnicas de [apresentar solução]? Conheça nossas soluções e descubra como podemos ajudar o seu negócio.

Se quiser ainda agendar um papo, basta me chamar  [contato do vendedor].

Atenciosamente,

[assinatura do vendedor]

CTA

Olá, [nome do prospect]! Como vai?

Recentemente você acessou nossas plataformas de consultoria em [serviço] e optou por receber os nossos conteúdos promocionais.

Por isso, estamos entrando em contato para te apresentar uma proposta irrecusável!

Nas próximas semanas vamos oferecer uma consultoria online 100% gratuita para profissionais de [área de atuação do prospect].

Quer saber como participar? Preencha nosso formulário e garanta sua vaga! Lembre-se que elas são limitadas e serão preenchidas em breve.

Garanta sua mentoria e descubra como alavancar os resultados da sua empresa!

[BOTÃO COM CTA]

Retomada de contato

Olá, [nome do prospect]! Tudo bem?

Aqui é o [nome do vendedor]. Conversamos há um tempo sobre [dor do prospect], você se lembra?

Estou retornando o contato contigo porque acredito que agora seja o momento ideal para falarmos sobre o assunto.

Primeiramente, gostaria de saber como andam as coisas com você e a [a empresa do prospect]. Os processos estão evoluindo? Espero que sim!

Se ainda tiver interesse, gostaria de agendar uma conversa contigo para trocarmos algumas informações sobre [o nicho de mercado do prospect].

Abraços e até mais!

Atenciosamente,

[assinatura do vendedor]

Dicas para melhorar o conteúdo de um e-mail de prospecção

Agora que você sabe como construir e-mails de prospecção de qualidade e tem até exemplos que podem ser aplicados no seu negócio, veja estas dicas que podem te ajudar ainda mais na conversão de leads para clientes.

Confira abaixo dicas para melhorar a qualidade do conteúdo dos seus e-mails de prospecção.

● Conheça a necessidade do seu cliente

E-mails prospecção têm um objetivo: apresentar o seu negócio para o cliente. Contudo, além do cliente saber qual é a sua empresa, ele precisa entender, principalmente, o que ela faz, porque apresenta vantagens e porque contratá-la pode ser uma escolha segura e assertiva.

Para que esses questionamentos sejam respondidos ao seu lead e absorvidos de forma que ele lembre de você futuramente, é fundamental que você saiba do que ele precisa e como você pode ajudá-lo.

Por isso, mantenha-se atento às necessidades e desejos do seu cliente e saiba como ser assertivo e específico na hora de mostrar como as suas soluções podem ser vantajosas para ele.

● Construa um título de qualidade

Atualmente, todas as pessoas recebem inúmeros conteúdos comerciais e promocionais por e-mail, seja ele um endereço pessoal ou profissional. E com essa quantidade massiva de conteúdos sendo compartilhados apenas os mais criativos se sobressaem.

Pesquisas apontam que 35% dos usuários escolhem abrir ou ignorar um e-mail somente lendo o assunto. Por isso, os títulos são de extrema importância para a taxa de leitura dos seus conteúdos.

Para melhorar a qualidade dos seus títulos e torná-los mais atraentes, aplique as seguintes dicas:

  • Utilize títulos curtos – ele deve ter entre 20 e 41 caracteres;
  • Gere interesse por parte do seu cliente – práticas de copywriting sempre funcionam;
  • Use gatilhos mentais para prender a atenção do seu lead e gerar conversão;
  • Aplique um CTA com objetivo claro.

● Seja direto e claro no corpo do e-mail

Além de serem bombardeadas com inúmeros conteúdos, usuários de e-mails também possuem pouco tempo para realizar a leitura de tudo que recebem. Por isso, os textos compartilhados devem ser curtos, claros e objetivos.

Para construir uma mensagem clara, utilize frases curtas, parágrafos com poucas linhas e evite ordens de texto inversas, ou seja, use sempre voz ativa ao escrever.

Além disso, construa um texto simples, de vocabulário acessível e que seja de fácil compreensão da sua audiência. Textos mal escritos e difíceis de serem lidos espantam o interesse do leitor.

Utilizando as dicas citadas acima já é possível elaborar um texto direto, objetivo e conciso.

● Promova um CTA de valor para o cliente

Por fim, para finalizar a mensagem construída desde o assunto do e-mail, você precisa utilizar um CTA (Call to Action ou Chamado para a Ação) no final do corpo do seu e-mail.

Vale lembrar que o CTA serve para resumir de maneira curta e objetiva o que você espera do seu lead após a leitura do conteúdo. A ação final pode ser: acessar o seu site, chamar o seu consultor de vendas, se inscrever num evento, comprar um curso, adquirir o material disponível ou outras inúmeras funções.

Você só precisa a se atentar a dois pontos principais:

  • Utilize apenas um CTA no corpo do seu e-mail. O seu conteúdo deve ter um objetivo exclusivo. Não tente fazer com que ele tome várias ações de uma única vez. Isso pode deixá-lo cansado e ainda fazer com que ele não entenda o que você você deseja transmitir;
  • E em segundo lugar, promova um CTA com uma proposta de valor. Para que o seu conteúdo seja percebido e de interesse do seu lead, é fundamental que você ofereça alguma coisa para ele. Portanto, mostre vantagens, cases de sucesso e até comentários de clientes passados que comprovem a qualidade e eficiência do seu serviço.

Melhore seus resultados com e-mails de prospecção

Conseguir clientes pode não ser uma tarefa fácil, mas as estratégias certas podem colocar a sua empresa no caminho certo.

E os e-mails de prospecção são um grande aliado na qualificação dos leads por meio de uma comunicação assertiva e de materiais ricos.

Para que a estratégia traga realmente resultados positivos, é necessário a aplicação contínua das dicas apresentadas aqui. Elas servem como um modelo a ser seguido e testado, mas por que não dar um toque e deixar tudo com a cara da sua empresa? Sinta-se à vontade!

Está pronto(a) para aplicar esta estratégia, conta para gente nos comentários!

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