Você tem uma empresa e já realiza campanhas de email marketing. Planeja um conteúdo de qualidade, cria um assunto de email criativo, uma mensagem que tem tudo para se destacar na caixa de entrada de seus contatos.
Mas você deixou passar um detalhe importante: você não conhece as regras do servidor. E por isso, possivelmente grande parte de seus emails não chegaram ao usuário. Isso é desanimador, né?
No ano passado, o Gmail acumulou nada mais do que 1,5 bilhão de usuários no mundo! Como qualquer outra plataforma, o Gmail tem suas regrinhas que devem ser seguidas (e que irão auxiliar as suas entregas). Mas caso você não saiba, sem problemas, a IAGENTE está aqui para ajudar! Bora? 🙂
Como melhorar a entrega por Gmail?
Se você trabalha com email marketing, deve saber que é de extrema importância analisar fatores de entrega de suas campanhas. No Gmail não é diferente, para entender onde sua empresa acerta ou erra é obrigatório saber os fatores verificados de cada provedor. Lembre-se que o engajamento do usuário com o seu conteúdo sempre será um ponto positivo para a sua empresa. Agora, é importante você saber quais fatores que melhoram o engajamento e consequentemente pontuam positivamente com o Gmail:
- Abrir o email
Quanto mais aberturas você tiver nos emails enviados, maior e melhor será sua reputação com o provedor. Isto porque irá mostrar que o conteúdo que você enviou é interessante e relevante ao usuário.
- Clicar no email
Se você envia um email e o usuário clica, já é um bom caminho. Agora, se ele segue a call to action do seu email, é considerado um ponto positivo para o Gmail. Isto porque mostra que o conteúdo foi importante para o usuário.
- Realizar uma ação a partir do email
Se quando o usuário recebe a mensagem ele favorita, realiza tagueamento ou move para uma pasta diferente, é ótimo para o engajamento da sua empresa. Isso porque ele realiza alguma ação a partir do email, não joga simplesmente na lixeira.
- Evitar marcar como SPAM
Se tem uma ação que é importante para o Gmail, é a do usuário não reportar o seus emails como SPAM. Além do Gmail compreender melhor o seu perfil, garante uma grande reputação com o provedor.
- Responder o email
Se ao receber a mensagem, o usuário respondê-la, fica evidente o interesse dele ao conteúdo enviado, mais um ponto positivo. Evite enviar emails com endereços como naoresponda@loja.com. Por isso, a regra é promover a interação com seus contatos.
Agora que você já viu algumas dicas para o Gmail, que tal aprender algumas outras? Disponibilizamos em nosso blog inúmeros posts sobre email marketing. Além disso, contamos com uma ferramenta de envio, o IAGENTEmail que analisa diversos dados, inclusive de engajamento, que tal testar gratuitamente? 😀