Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Empresa brasileira de TI conquista 800 clientes em apenas quatro anos

Atingir esse desempenho é praticamente impossível para qualquer outra. Conquistar 800 clientes em apenas quatro anos com baixo valor inicial de investimento. Atingir este desempenho é praticamente impossível para qualquer empresa, ainda mais quem atua no mercado da Tecnologia da Informação (TI), marcado pela concorrência acirrada. Porém, esta façanha foi obtida pela empresa IAGENTE – Sistemas para Comunicação -, localizada em Porto Alegre, fora do eixo Rio-São Paulo. Hoje, a IAGENTE atende clientes de todo o País e também do exterior, como Estados Unidos, China e Angola.

A IAGENTE iniciou as atividades em 2008 a partir de Diego Lacorte – formado em Análise de Sistemas e gerente de TI, e Alessandro Vieira – publicitário e gerente comercial. Ambos perceberam o crescimento de empresas que começavam a se especializar no envio de email marketing para colocar em prática a ideia. Como faltava experiência neste novo ramo de negócio, pois trabalhavam em uma empresa na área de design, eles decidiram convidar um de seus clientes, o atual gerente executivo com formação em Administração de Empresas, Mario Cavalcanti, para prestar assessoria empresarial. Mas ele foi além e sugeriu se associar, porque tinha certeza que este mercado iria crescer muito nos próximos anos. A partir daí, o “tripé” estava formado e, logo no primeiro ano de atividade, a empresa de TI já conquistara 100 clientes.

Outra medida fundamental para atingir o número de clientes atuais foi agregar mais um sócio: Rafael Azevedo, formado em Sistemas de Informação. Ele foi responsável pela reestruturação na área da infraestrutura, ambientes Linux, programação, banco de dados e Internet.

A proposta inicial da IAGENTE era apostar em duas frentes de negócio: email marketing e e-commerce. Mas o segundo item iria exigir um período muito longo de programação, com isso decidiram investir no envio de mensagens de texto para telefones celulares (SMS). Hoje as duas plataformas principais da empresa são o IAGENTEmailferramenta de email marketing que auxilia na obtenção de métricas dos envios e também permite realizar questionários online, e o IAGENTEsmsplataforma de envio e recebimento de torpedos SMS que possibilita integração com diversos sistemas.

O parque tecnológico da IAGENTE conta com mais de 300 servidores e está instalado em datacenter nacional com conexões em diversas operadoras do País, o que reduz o tempo de resposta entre os serviços e os clientes. Sistemas inteligentes e ao mesmo tempo interligados garantem aos usuários das duas plataformas agilidade nos processos, além de proporcionar qualidade no envio e recebimento das mensagens. “Nossos diferenciais estão pautados pela excelência no atendimento, flexibilidade e transparência”, avalia Vieira.

A IAGENTE conta hoje com uma equipe formada por dez profissionais, sendo quatro sócios e seis colaboradores. De abril a setembro deste ano, os clientes da empresa de TI nas áreas de varejo, atacado, indústria e serviço enviaram aproximadamente 80 milhões de e-mails e 4 milhões de SMS.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
Tendências do RCS o que esperar nos próximos anos
O Rich Communication Services (RCS) está em constante evolução, e as tendências futuras prometem transformar...
Personalização em massa com RCS como criar mensagens personalizadas para milhares de clientes
A personalização em massa é uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento dos clientes. Com...
RCS vs. e-mail marketing Quando usar cada um deles
Com tantas opções de comunicação disponíveis, é essencial saber quando usar cada canal. O Rich...