Muito se engana quem pensa que o e-mail marketing é uma ferramenta que deve ser utilizada apenas para envio de mensagens promocionais em massa. Embora leve a palavra marketing no nome, ele é parte essencial de um plano estratégico para relacionar a marca da sua empresa com seus clientes, ou seja, deve ser usado para divulgar conteúdos institucionais, engajar sua base de contatos em campanhas e eventos, enviar cartões em datas especiais e construir um relacionamento sólido entre a empresa e seus clientes.
Outro mito muito divulgado por aí é a questão do tamanho da base de dados. Vista como uma simples ferramenta de marketing direto, muitas empresas acreditam que precisam ter uma base de contatos enorme para receber alguma resposta interessada em seus produtos ou serviços. No entanto, funciona exatamente ao contrário: quanto mais enxuta e saudável a base de contatos da sua empresa, mais eficaz será o uso do e-mail como canal de comunicação com os seus públicos.
Isso porque, quando pessoas que não estão interessadas em seus serviços ou produtos tendem a achar a atitude invasiva e aí inicia-se a desconstrução de uma imagem positiva da sua empresa. Por outro lado, se enviamos e-mails com conteúdo estimulante, relevante e útil para uma base de pessoas que solicitaram receber este tipo de informação, o alto índice de abertura e cliques tende a ser ótimo.
Para fins de relacionamento, é imprescindível que a comunicação por e-mail seja realizada de forma estratégica e planejada. A seguir, seguem algumas sugestões de tipos de conteúdo além do promocional e que podem ser enviados para os contatos da sua empresa com o objetivo de estreitar o relacionamento com seus públicos de interesse.
6 tipos de conteúdo que podem ser enviados pela sua ferramenta de e-mail marketing
1. Dicas de uso de produtos ou serviços da sua empresa
Separando de sua base os contatos que realizaram uma compra, é possível enviar conteúdo personalizado contando dicas que só sua empresa pode dar, por exemplo: como utilizar os produtos adquiridos. Esse tipo de conteúdo cria uma relação de confiança entre a empresa e seu público.
2. Mensagens especiais de aniversário
Quem não gosta de receber mimos e presentinhos de aniversário? Aproveite os dados coletados da sua base de contato e envie e-mail para os aniversariantes do mês desejando um feliz aniversário e presenteando-os com algum brinde ou desconto especial.
3. Campanhas especiais em datas comemorativas
Datas comemorativas como o Dia das Mães, Dia do Dentista ou mesmo datas religiosas, como o Natal ou a Páscoa podem ser bem aproveitadas tanto para dividir o momento quanto avisar sobre horários de expediente para estes momentos.
4. Notícias e material institucional sobre a empresa
É muito importante enviar para a sua base de dados mensagens institucionais da sua empresa, contando sobre parcerias estratégicas que foram fechadas, eventos de sucesso, participações especiais e outros conteúdos que aumentam a percepção positiva da sua marca.
5. Newsletters com novidades e lançamentos
Reúna em uma newsletter quinzenal ou mensal as principais novidades da sua empresa e envie para a sua base de contatos. Pode ser um produto ou serviço sendo lançado, inauguração de novas lojas ou unidades, entre outros.
6. Envio de pesquisas de opinião
Outro uso fundamental do e-mail marketing é a possibilidade de enviar pesquisas de opinião diferentes de acordo com o grupo visado. Para os clientes, é possível fazer uma pesquisa de awareness da marca, de satisfação com o atendimento ou mesmo de opinião de produtos ou serviços adquiridos. Para os leads, é possível descobrir o que estão achando dos conteúdos enviados e da concorrência, e ter insights valiosos para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
Quais outros usos sua empresa costuma fazer da ferramenta de e-mail marketing? Compartilhe conosco nos comentários!