Aproveite o dia das crianças e outras datas comemorativas do ano para estreitar relações com seus clientes através do email marketing. Mas como fazer isto? Fácil. Separamos algumas dicas abaixo.
Planejamento visual e de conteúdo
Qualquer ação de comunicação, seja visando venda, fidelização de clientes ou até mesmo manutenção de marca deve ser planejada com antecedência. O brasileiro é famoso por deixar tudo para última hora, mas no marketing as coisas não funcionam assim. Tenha em mente que todas ações do ano devem ser pelo menos planejadas.
Uma sugestão é criar um modelo de peça de email marketing temático, onde você possa adaptar a estrutura para o tema da data promocional em questão. Assim você ganha em agilidade, além de criar um modelo mental onde seus clientes irão gravar com maior facilidade a sua proposta. Tendo em vista a saturação de informação a que estamos inseridos na web, ter um padrão ajuda a reforçar a sua marca na mente dos seus consumidores.
Agora falando do visual: distribua as informações e crie uma estrutura onde você facilmente possa adaptar as temáticas. No dia das crianças você pode utilizar uma fonte mais infantil, cores primárias, imagem de crianças ou situações com crianças entre outros elementos que envolva esta data. Mude também a temática do seu site para criar uma sinergia entre os seus canais de comunicação.
Sobre conteúdo: você pode utilizar uma linguagem mais despojada e apostar em termos que envolva crianças. Tente mostrar que você se importa com a data para fidelizar seus clientes. Promova ofertas exclusivas, tente envolver o cliente no clima do dia das crianças. Não precisa visar somente a venda. Você pode focar na manutenção da sua imagem e mostrar que se importa com estas datas especiais. Outra sugestão interessante é utilizar frases motivacionais focadas na educação das crianças, por exemplo.
Lembre-se que o email marketing é uma das diversas ações que você pode executar em conjunto com outros canais para reforçar suas campanhas. Existem outras mídias como as redes sociais, blogs, SMS marketing, banner patrocinados, vídeos no Youtube, etc. Este mix pode ser muito poderoso quando atua em conjunto. Mas procure entender que email marketing tem o seu formato próprio, assim com as cada mídia citada. Evite apenas replicar o mesmo conteúdo. Utilize um canal para estimular a utilização dos outros.
Exemplo: envie um SMS alertando que existe uma oferta na caixa de email do cliente. Assim você ajuda a melhorar sua taxa de abertura. Na peça de email marketing você pode divulgar ofertas que levem para uma página especifíca em seu site, com a temática do dia das crianças. Ou também promover um link de um vídeo postado no Youtube divulgando uma promoção abusando dos recursos de animação.
Duração da ação: Não existe uma regra. Você pode trabalhar por um período ou por todo mês de outubro em cima da temática do dias das crianças. O importante é sempre estar se comunicando com seus clientes para ser lembrado. Trabalhar todo mês envolve envios com mais frequência para tentar converter um cliente. Se optar por um período curto, você poder utilizar uma estratégia que force o cliente tomar a decisão rapidamente. Muitas empresas utilizam períodos curtos oferecendo descontos. Existem estratégias mais agressivas que trabalham com ofertas com duração de algumas horas para forçar a compra por impulso.