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Email marketing para ecommerce: mão segurando um cartão

Email marketing para ecommerce: como utilizá-lo?

O email marketing é uma das melhores opções, dentre as várias plataformas de marketing digital do mercado, para a construção de um relacionamento sério e duradouro com seus clientes. A um baixo custo, você mantém um canal constante de comunicação com seus contatos de forma simples e prática. No comércio eletrônico não é diferente. Para que uma compra chegue até o momento da concretização da venda, é necessário que haja todo um acompanhamento e um relacionamento confiável antes, durante e após este processo. E é aí que entra o email marketing! Mas se engana quem pensa ele serve apenas para divulgar produtos e ofertas. O email tem muito mais funções e traz outras oportunidades para o ecommerce. Então vamos conhecê-las!

1. Oferecer conteúdo relevante

Criar conteúdo relevante, que tenha a ver com o seu negócio e público, é a melhor estratégia de marketing digital que existe. Isso atrai novos visitantes para o seu site, faz com que eles retornem e tenham vontade de se inscrever para receber as suas novidades. É uma venda que ocorre de forma indireta, desenvolvida e conquistada através do interesse pela marca, pela forma que a empresa se mostra conhecedora de um determinado assunto e a forma como é tratado este assunto (não é a venda empurrada goela abaixo).

2. Dar as boas-vindas aos novos clientes

Se as pessoas se cadastraram em seu site, a primeira coisa que você precisa fazer é dar as boas-vindas. Chame a pessoa pelo nome e agradeça pelo interesse em sua empresa. Você pode aproveitar o email de boas-vindas para mostrar oferecer um cupom de desconto para a primeira compra, que inclusive serve de incentivo para que as pessoas se cadastrem em seu site. Ah! Reserve um dos campos de cadastro para data de aniversário: assim, você pode parabenizá-lo e se mostrar presente no dia do seu (de forma automática).

3. Enviar ofertas personalizadas

Você sabia que é possível enviar emails com recomendações de produtos personalizados, conforme o perfil e interesses do usuário? Sim! O IAGENTEsmtp, por exemplo, é uma ferramenta de envio de emails transacionais com muitas vantagens para o e-commerce pois possibilita enviar ofertas exclusivas e personalizadas, conforme as compras anteriores do usuário. Ou seja, se um cliente comprou um videogame, você pode enviar um email uma semana depois sugerindo alguns jogos com desconto. Legal, né?

4. Valorizar os clientes fiéis

Todo mundo gosta de se sentir especial. E aqueles clientes que já compraram algumas vezes em sua loja precisam receber um tratamento diferenciado, concorda?

Envie ofertas exclusiva somente para esses clientes e, é claro, faça com que ele saiba que se trata de um presente exclusivo para ele. Aproveite e utilize a seu favor os campos personalizados das plataformas:

  • Para o assunto do email, chame ele pelo nome: “Aline, temos uma surpresa para você”. 
  • No corpo do email, traga informações sobre o perfil dele:
    “e aí aventureira, como estão as trilhas com a bike nova?”
  • E que tal tornar a oferta ainda mais especial? Envie um cupom de desconto com o nome da pessoa, exemplo: “em sua próxima compra, insira o cupom ALINE10 no carrinho de compras e ganhe 10% de desconto”.

5. Recuperar carrinhos abandonados

Você já deve ter acessado uma loja virtual, adicionou um produto no carrinho mas,  por alguma razão, não concluiu a compra. É possível configurar para que quando esse tipo de situação ocorra com algum usuário em seu e-commerce, seja enviado um email de recuperação de carrinho após um determinado tempo. Este tipo de ação ajuda muito a converter pedidos, principalmente se você oferecer um benefício do tipo frete grátis ou um cupom de desconto.

6. Atualizar o cliente sobre status do pedido

Quando uma pessoa compra em seu site, ela espera receber novidades sobre o pedido: confirmação de pagamento, emissão de nota fiscal, atualização sobre o processo de envio (separação do pedido, entregue a transportadora, saiu para entrega). É fundamental, portanto, enviar emails transacionais (um email para cada etapa da transação) que informe sobre o status do pedido. Isso demonstra seriedade além de tranquilizar o cliente.

7. Promover pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são uma ótima forma de se aproximar do seu público e identificar onde sua empresa está acertando e errando. Isso ajuda você a identificar a necessidade de ajustes em seu site, disponibilidade de produtos, melhorias nos processos de atendimento, troca de fornecedores, entre outras inúmeras oportunidades.

 

E aí, você já estava aplicando isso tudo em seu e-commerce? O que acha de testar gratuitamente a ferramenta IAGENTEsmtp para enviar emails transacionais?

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