O e-mail marketing larga na frente em relação a outras inúmeras estratégias digitais quando o assunto é venda. Se bem construído, bem segmentado e com conteúdo relevante, é uma ferramenta capaz de trazer leads relevantes.
Por outro lado, se o e-mail marketing é ruim, as chances de ver a base de contatos diminuir é grande. Aí mora o perigo. Afinal, todo mundo sabe que a conquista de bons contatos demandam tempo e esforço, e perdê-los não é nada satisfatório.
Então vem a pergunta: como manter a base de leads engajada e evitar descadastros? Nesse post, apresentamos algumas dicas para ganhar relevância junto aos consumidores e evitar a baixa na base. Confira:
Exagerar no número de envios
De nada adianta bombardear o consumidor com inúmeros e-mails semanalmente. Isso pode cansá-lo ao ver a caixa de entrada repleta de mensagens da empresa e levar ao descadastro. É preciso moderar a prática. Não há um número definido de envios a se considerar. Isso vai depender do segmento de atuação da empresa e das variações de mensagens possíveis que terá para comunicar semanalmente.
Não dar importância à preferência dos consumidores
Procure conhecer mais detalhadamente hábitos, preferências e comportamento dos consumidores. Enviar e-mails para pessoas que não têm interesse no que você está oferecendo, só leva a um caminho: o desinteresse total do destinatário. E a consequência disso você já sabe, né? O descadastro. Não deixe seus contatos desapontados. Mais do que saber O QUE enviar, é necessário planejar muito bem para QUEM enviar. Aposte na segmentação.
A ferramenta de pesquisa pode ser uma grande aliada para realizar uma boa segmentação ou, se preferir, o mapa de cliques dos relatórios no IAGENTEmail.
Falta de relevância percebida
Jamais abra mão da estratégia! Enviar um e-mail por enviar, é o mesmo do que não fazer nada. Ofereça algo relevante ao público. Lançamentos, novidades, descontos e ações inéditas têm mais poder de despertar o interesse do que um e-mail marketing sem atrativo nenhum. Crie na sua base de contatos uma expectativa positiva para quando o e-mail chegar à caixa de entrada deles. Vantagens para o cliente fidelizado é sempre uma estratégia válida.
Inconsistência de marca
Procure “dar cara” a seus e-mails. Mantenha um padrão que leve o usuário a identificar sua marca logo ao abrir a mensagem. Essa prática ajuda a manter uma consistência de branding, fundamental para o seu público reconhecer quem é o destinatário do e-mail.
Precisando de ajuda na estratégia, nas ideias para seus envios ou até mesmo na configuração de sua conta, entre em contato com nosso suporte.
Esperamos que estas dicas possam fazer você refletir sobre as estratégias de e-mail marketing de sua empresa e ganhar a simpatia dos consumidores.