O email promocional visa a aquisição de um bem ou contratação de um serviço. Tem curto prazo de vida pois é objetivo e visa a venda direta. Seu foco é a persuasão e sedução do cliente.
Já a Newsletter ou Boletim informativo tem como função a retenção de clientes com matérias relevantes. Tem longo prazo de vida e tem como objetivo fortalecer a relação com os clientes, através da lealdade e confiança.
Confundir os dois pode gerar muitos problemas. Ao assinar um boletim informativo, o cliente quer receber notícias e gera esta expectativa. Se receber promoções sem a sua permissão perde a confiança na empresa.
Por isso tenha cuidado com quando um contato se inscreve em seu site. Deixe claro o que ele ele vai receber ao se cadastrar em seu site. Muitos sites oferecem nas inscrições duas opções: receber boletins informativos da empresa e/ou receber produtos e promoções da empresa. Uma ótima alternativa para não queimar sua lista de contatos.
Siga as boas práticas do email marketing e construa sempre uma relação de confiança e longo prazo com seus clientes e você terá com certeza mais retorno nas suas campanhas de email.