Mensagens através de celulares são uma ótima estratégia para empresas se comunicarem com o seu público-alvo. Os assuntos da mensagem podem variar e, uma das mais utilizadas ultimamente é usar o SMS para cobrança. Você sabe como mandar mensagem de cobrança para clientes utilizando o SMS?
Leia este texto e confira boas práticas para garantir eficiência nas suas mensagens e impactar positivamente a vida do seus seus clientes. Confira!
O que é SMS de cobrança?
Os SMS (Short Message Service, ou Serviço de Mensagens Curtas) são mensagens diretas enviadas para um destinatário cadastrado com um número de celular. Os conteúdos são curtos (de 140 a 160 caracteres) e geralmente contam exclusivamente com texto.
Por que empresas usam a plataforma para se comunicar com seus consumidores? Resumindo: por se tratar de uma estratégia simples, que não exige grandes esforços para impactar o contato e que traz resultado.
É por esse motivo também que empresas usam o SMS para lembrar seus clientes de pagar seus débitos. No geral, existem duas formas de fazer isso. Confira abaixo.
SMS de cobrança preventiva
O SMS preventivo para cobrança acontece quando a empresa avisa que existe um débito com data de vencimento próxima. Ou seja, funciona basicamente como um lembrete de que nos próximos dias a conta vencerá e por isso é importante separar o dinheiro para fazer o pagamento e evitar o atraso e possíveis juros, taxas ou multas, se for o caso.
Cobrança por SMS inadimplente
Já a cobrança por SMS no caso de inadimplência é um pouco mais delicada. Ela é feita quando o cliente já perdeu o prazo de pagamento e está devendo para uma empresa.
Nesse caso, a cobrança é feita para lembrar que a conta ainda está em aberto e é necessário realizar o pagamento o quanto antes, para evitar que a dívida se prolongue por muito mais tempo e gere consequências maiores.
Dicas para realizar cobranças por meio de SMS
Por ser uma questão delicada, muitas empresas não sabem como abordar os clientes ou mencionar a dívida em questão. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como falar com os seus consumidores de forma clara e objetiva, e diminuir a sua taxa de inadimplência de forma eficaz. Veja como é simples:
- Seja educado com o seu cliente – fazendo uma cobrança ou não, a educação na comunicação com o seu cliente é primordial para um atendimento de sucesso. Tratando-se de cobranças, é ainda mais importante que uma relação cordial seja estabelecida. Por isso, atente-se ao tom de voz da mensagem e construa um texto claro e educado;
- Utilize palavras amigáveis – o assunto abordado já é delicado por si só, portanto, usar palavras ríspidas ou que assustem o cliente não ajudam em nada na hora dele pensar em quitar a dívida. Desse modo, dê preferência por palavras que levem conforto ao seu consumidor e que minimizem a gravidade da situação;
- Ofereça diferentes condições de pagamento – para tornar o pagamento mais atrativo e possibilitar que o seu cliente inadimplente consiga quitar a dívida, disponibilize diferentes condições, como: acordos, negociações e parcelamentos, por exemplo.
Utilize plataformas de qualidade
Sabemos o quanto é importante para as empresas implementar uma comunicação clara e eficaz com o seu público. Por isso, criamos o IAGENTEsms, nossa plataforma de SMS que possibilita aos nossos clientes enviar alertas e lembretes, melhorar o seu relacionamento com os contatos e automatizar processos de envio e resposta de mensagens diretas.