Datas comemorativas ajudam a alavancar as vendas e, por isso, são ótimas oportunidades para criar ações temáticas. As campanhas de e-mail marketing nessa época se tornam ferramentas de engajamento muito eficientes mas é preciso planejamento para verificar o que funciona melhor para cada dia especial. O primeiro passo é ter um calendário editorial.
Pode ser uma planilha, um software ou um quadro de anotações. Mas é necessário que você faça um levantamento das datas que podem ser aproveitadas pela sua empresa e as tenha anotadas e prontas para serem “usadas” quando chegar a hora. Você pode incluir datas menos populares, mas que são relevantes para o seu público-alvo (se for um restaurante, o “dia do beijo”; se for uma clínica médica, o “dia do cardiologista”).
O envio também deve ser segmentado. Conheça seu mailing antes de disparar o e-mail e o segmente pela localização, pelo grupo de interesse, idade e gênero. Considere o comportamento do seu consumidor: se ele deixa as compras para a última hora, a mensagem é uma; se ele é muito engajado e compra já no primeiro e-mail, a abordagem deve ser outra.
Não caia no clichê
Crie uma linha de assunto atrativa, de preferência sem trocadilhos manjados ou frases clichê. Esse tipo de coisa não atrai o cliente – ele provavelmente vai deletar seu e-mail sem abrir. Seja direto e destaque as vantagens da mensagem, como descontos, ofertas ou frete grátis.
Uma boa ideia é usar as datas em que as pessoas costumam trocar presentes para oferecer guias com ofertas por segmento. Isso facilita a vida do consumidor, pois dá aos indecisos uma ideia mais clara do que comprar. Você pode apresentar os produtos em oferta divididos pelo tipo de público ou até pelo preço, como uma lista de presentes por até R$ 50, por exemplo.
Você pode também segmentar os e-mails de promoções especiais para essas datas por categorias como “os mais vendidos”, que podem até vir acompanhadas por comentários reais de consumidores que já adquiriram os produtos.
Sua campanha de e-mail marketing ainda pode usar muitos formatos. Você pode enviar um lembrete de que a data está próxima (Save the Date) para que o consumidor programe suas compras e se prepare para dias especiais como o Natal ou o Dia das mães; pode mandar e-mails de última hora, deixando claro que é a última chance de aproveitar preços especiais e promoções; ou até mesmo e-mails pós-evento, oferecendo produtos e vantagens para aqueles clientes que compraram durante a campanha.
Mobile e diferencial
As vendas efetuadas por meio de dispositivos móveis não param de aumentar. O mobile commerce é tendência e você precisa se assegurar de desenvolver material mobile friendly. O processo de conversão precisa ter a possibilidade de ser feito em qualquer dispositivo móvel – e isso inclui abrir o seu e-mail marketing.
Não esqueça do poder das datas comemorativas de atrair clientes tanto para empresas físicas quanto para lojas virtuais. Mas também não subestime o poder de fidelização de clientes por meio dessa ferramenta – quem sabe não valha a pena enviar um e-mail personalizado com uma promoção exclusiva ou uma oferta especial? O cliente precisa se sentir valorizado.
Outro ponto importante é que as datas comemorativas realmente sejam um diferencial. Se você enche o cliente em potencial com propaganda o ano todo e não faz nada para diferenciar o material dessas épocas especiais, ele pode ver essa mensagem como “mais uma”. Portanto, planeje suas ações de marketing cuidadosamente.
Selecionando as datas
Cuidado para não fazer confusão com datas comemorativas que variam de um lugar para outro e com outras que não são regidas por um calendário oficial. É bom procurar referências para compor seu calendário de marketing e esteja atento para os casos em que existe uma data de comemoração nacional e outra mundial para o mesmo evento – como o dia do beijo, que é divulgado tanto como sendo no dia 13 de abril quanto no dia 6 de julho.
E ainda tem as datas que se tornaram comemorativas por causa da cultura popular e que não são definidas por lei, como o Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha (celebrado em 25 de maio em homenagem a Douglas Adams). Isso sem falar nas datas “importadas”, como o Halloween, a Black Friday e a Cyber Monday. O aniversário de seus clientes também é uma data importante e que merece atenção. Você pode oferecer um desconto especial, já que nessa época o cliente está esperando por vantagens. Por isso, foque em seu público-alvo, nas datas mais importantes para o seu mercado e se prepare para 2016!
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