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Parte 2: Como aproveitar o dia do consumidor para aumentar as vendas.

O Dia do Consumidor é uma ótima oportunidade para conversões em vendas. Entenda qual é o melhor momento para iniciar as ações para esse evento e confira algumas dicas de como fazê-lo.

IPTU, IPVA, matrícula escolar… O início de ano para muita gente costuma ser marcado como um período de muitos gastos, no qual muita gente acaba optando por dar uma contida nas compras e os estabelecimentos comerciais, consequentemente, passam por um período de baixa de vendas.

Atravessando esse período, porém, temos o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de Março. Essa é a primeira data do ano com um interesse comercial tão forte. Lojas físicas e online criam estratégias de promoção e vendas, atraindo público com ofertas especialmente pensadas para atender aos seus desejos e necessidades.

Os consumidores, por sua vez, têm a oportunidade de garantir aqueles produtos tão almejados por um custo reduzido ou com benefícios de compra que não encontrariam em qualquer dia do ano.

 

Oportunidades para conversão de vendas

A data vem se tornando mais popular a cada ano, tanto por parte dos comércios quanto dos próprios consumidores. Não é à toa que ela é considerada a Black Friday do primeiro semestre.

Daqueles que já conhecem o Dia do Consumidor, 50% pretendem aproveitar as ofertas que os comércios reservam para o evento, segundo pesquisa da Social Miner feita em 2019. Essa porcentagem representa uma multidão de pessoas que estão em busca das ofertas mais proveitosas, e pode ser a sua chance de fechar novos negócios e conquistar novos clientes.

Mas, para aproveitar ao máximo a data é essencial planejar com antecedência e iniciar as ações da sua campanha bem antes do evento.

 

Quando devo começar as ações para o Dia do Consumidor?

As atividades visando o Dia do Consumidor começam muito antes de informar ao público as ofertas que estarão em vigor na data. Grande parte dos consumidores que finalizam uma compra em um e-commerce já teve contato com o site anteriormente.

Se você quer um espaço de tempo maior para que mais pessoas tenham conhecimento do seu programa de ofertas para a data, é bom já começar suas divulgações em fevereiro. De acordo com a mesma pesquisa da Social Miner, é nesse mês que 45,3% das pessoas engajadas com o Dia do Consumidor começam a se atentar às ofertas.

Mas a preparação vai muito além de comunicar o seu plano de ofertas. Você pode trabalhar o marketing do seu comércio já nos meses que antecedem o evento. Construa uma estratégia que estimule o engajamento do seu público. Isso levará o seu comércio a um faturamento ainda maior no final, além de trabalhar sua base de leads de forma a colher frutos a longo prazo. Uma boa estratégia inclui ações antes, durante e após o evento. Quer saber mais sobre como trabalhar ações desse tipo? Fique atento a algumas dicas:

 

Não foque apenas no fundo de funil

Não é porque se trata de uma data comercial que você deve dar atenção total ao fundo de funil e deixar de se preocupar com as demais etapas. Todo o funil de vendas pode desempenhar um papel importante. Procure criar conteúdos diversificados, que irão conduzir os potenciais clientes ao longo de toda a sua jornada como consumidor, da descoberta do problema, à possível compra e após a compra. Se você entende bem as necessidades da sua persona, não terá problemas em fazer isso.

Quanto ao fundo de funil especificamente, você pode aproveitar a aproximação do Dia do Consumidor para criar um senso de urgência nos seus leads, aquelas pessoas que já atingiram a etapa de consideração da compra do seu produto. Com isso, eles verão no evento a oportunidade perfeita para fazer a aquisição que almejavam com vantagens e benefícios únicos.

 

Promova engajamento e interação no seu site

Os usuários que visitam mais páginas no seu site tendem a apresentar mais chances de fechar um negócio com a sua marca. Por isso, tente promover mais interação entre os visitantes e o seu site, guiando a experiência do usuário através dos seus conteúdos de uma forma que incentive a conversão.

Crie conteúdo falando sobre o Dia do Consumidor, desperte a curiosidade do público divulgando a data e aproveite para contar que há um programa de ofertas se aproximando. Ofereça para se cadastrar em sua área de news para enviar newsletters ou SMS com dicas.

Uma vez que um visitante aceite receber atualizações sobre os seus produtos por e-mail marketing, por exemplo, você poderá usar essas ferramentas para informá-lo sobre as novidades que virão no Dia do Consumidor, expor suas ofertas e permitir que o cliente interessado se prepare para a compra.

Essa é uma data que confere ótima oportunidade para investir na relação com leads que já vêm sendo trabalhados a longo prazo. Esse pode ser o momento decisivo para que eles finalmente se tornem clientes da sua loja.

 

Comunique-se com os clientes recorrentes

A relação com os seus clientes já consolidados não pode ser deixada de lado. Como já dito aqui, toda a jornada do consumidor deve ser levada em conta, e o pós-compra é uma parte importante dela. Mostre a seus clientes recorrentes que você se lembra deles para que eles também se lembrem de você nesse dia. Você já tem o seu contato, então basta utilizar da abordagem que mais faz sentido considerando o seu perfil. Isso reforça a fidelização dos seus clientes e a reputação da sua loja. Essa atitude pode ser um diferencial no momento de escolha do consumidor.

Leve em conta que os detalhes do que seria uma campanha ideal para o dia do consumidor variam de comércio para comércio. Por isso é importante fazer testes para encontrar os melhores caminhos para o seu sucesso. Mensurar os resultados obtidos para saber o que manter e o que melhorar para o ano seguinte também é essencial.

Gostou desse conteúdo? Tenho certeza de que você irá encontrar aqui no site mais artigos construtivos para você e a sua marca. Se ficou alguma dúvida, é só deixar nos comentários que vamos procurar saná-la da melhor forma possível.

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