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Descubra os fatores que mais influenciam os consumidores a comprar no e-commerce

O comércio eletrônico tem se consolidado como uma alternativa rentável para lojistas e atraente para consumidores em busca de produtos mais em conta. Em função disso, é o segmento que menos tem sofrido com a crise econômica em comparação a outras modalidades de negócio.

De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o cenário é otimista para o e-commerce brasileiro em 2017: crescimento de 12% em relação ao ano passado. É um segmento em expansão e que tem se profissionalizado cada dia mais.

Mas e para os consumidores que costumam comprar online? Quais as questões que eles consideram importante na hora de optar por uma loja virtual em detrimento das lojas físicas?

Pesquisa realizada pela Total Express, empresa de logística do Grupo Abril, mostrou algumas curiosidades. Confira a seguir:

Aviso de entrega

A pesquisa mostra que o cliente final espera que a loja virtual ofereça informes frequentes sobre o processo de entrega da mercadoria. Os dados apontam que 66,5% dos consumidores consideram essa práticaessencial.

Para esses casos, as lojas virtuais podem usar o e-mail transacional, ou SMTP, para automatizar os avisos ao cliente. Além de ter um baixíssimo custo, é uma alternativa prática pois os disparos de e-mails são realizados de forma automática conforme o processo de entrega avança.

Tempo de entrega

Após efetuada a compra, não há consumidor que não sofra de ansiedade à espera do produto adquirido. Por isso, o tempo de entrega influencia (e muito) na tomada de decisão.

Apesar de grande parte dos consumidores mostrar satisfação com as opções de entrega disponíveis no mercado, 51% do público gostaria, se possível fosse, de receber a entrega no mesmo dia ou em até dois dias úteis (quem não né?).

Frete Grátis

Esse é outro item muito discutido pelos varejistas online e levado em consideração pelos consumidores na hora de fechar a compra. Os valores de frete costumam ser elevados no Brasil. Esse cenário faz com que muitos consumidores deixem de comprar online, devido às altas taxas e pouca economia no momento de efetivar a transação. O frete grátis ainda é considerado item de peso para fechar a compra.

Como vimos, as exigências dos consumidores têm aumentado em relação a itens sensíveis do comércio eletrônico. Para quem atua no e-commerce, ter uma comunicação próxima ao cliente é item indispensável para ganhar reputação e credibilidade.

Como a mercadoria leva tempo até chegar ao destinatário, o sistema de frete e o processo de entrega precisam estar bem alinhados para conquistar o cliente de vez! Atente para isso e bons negócios virão.

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