Você conhece o significado de cross sell, down sell e up sell e como essas medidas contribuem para a maturação de negócios digitais? Cada vez mais empresas ganham espaço no mercado varejista. Entre as razões para esse crescimento estão as condições de pagamento facilitado, a praticidade de receber os produtos em casa e a diversidade de produtos encontrados nas inúmeras lojas presentes na internet.
Contudo, esse progresso não se deve apenas ao aumento na demanda do serviço, mas também à adoção de estratégias de cross sell, down sell e up sell que contribuem para o amadurecimento de marcas digitais e a ampliação nas vendas.
Leia este artigo, conheça mais sobre o assunto e veja como você pode melhorar os processos internos da sua empresa com técnicas de vendas!
Cross sell, down sell e up sell: O que são?
De forma geral, as três estratégias servem como modelos de vendas que contribuem para a diferenciação de uma marca de seus concorrentes por meio de modificações nas ações de vendas e aplicação de gatilhos mentais.
Veja abaixo como cada uma delas funciona individualmente e quais são os benefícios obtidos.
●Cross sell
O cross sell é uma prática comum e não muito inovadora em e-commerces ou marketplaces, mas que até hoje funcionam muito bem.
Basicamente, esta estratégia funciona como a venda de “produtos complementares”, de forma a mostrar ao cliente que a compra de um segundo item pode influenciar a sua experiência positivamente.
Essa ação acontece frequentemente nos carrinhos de lojas online quando opções de “produtos similares” são sugeridas ao usuário, baseadas nas suas buscas no site e no produto comprado.
●Down sell
Já o down sell funciona oferecendo produtos mais básicos ou baratos para os clientes, com objetivo de diminuir desistências e taxas de rejeição.
Por ser uma prática que diminui o preço ou oferece produtos com qualidade inferior, o down sell precisa ser usado de forma cuidadosa, e exclusivamente em momentos nos quais ações drásticas sejam necessárias.
Ou seja, de forma simples, o down sell serve como uma ferramenta de diminuição de oferta com objetivo de aumentar a retenção de clientes.
●Up sell
O up sell é a estratégia oposta ao down sell e tem como objetivo valorizar os produtos vendidos por meio da oferta de serviços mais sofisticados e modernos, ou em maior quantidade em alguns casos.
Vale ressaltar que o up sell deve ser oferecido para os clientes apenas após a decisão de compra, assim, a segunda opção “premium” serve como uma proposta de maior valor para ele, dando ideia de exclusividade.
Um exemplo prático de up sell utilizado por empresas fornecedoras de cursos online: na maioria dos casos, você consegue comprar um curso básico que oferece o que você procura, mas também existem materiais complementares, palestras relacionadas ou mentorias adicionais que podem ser adquiridos, oferecendo maior vantagem para o usuário por um preço também maior.
Melhore as estratégias do seu negócio
Você gostou das dicas e acredita que alguma a estratégia apresentada pode funcionar para o seu negócio? Você sabe como utilizá-la de forma efetiva com os seus clientes? Então conheça as plataformas IAGENTE e descubra como melhorar seus resultados de vendas e retenção de clientes por meio de ações de e-mail marketing!