Quer saber o real retorno de suas campanhas de e-mail? Então você precisa mensurar resultados e ter na ponta da língua o “beabá” das métricas do e-mail marketing. Saber analisar cada um dos indicadores relacionados às campanhas permite a você entender os acertos e erros de cada e-mail enviado e descobrir novas possibilidades para melhorar a conversão.
Prepara o café que nesse post, vamos apresentar algumas métricas fundamentais do e-mail marketing para que você possa analisar detalhadamente os resultados e planejar cada campanha mais atentamente.
Taxa de entrega
É o número total de e-mails entregues para a base de contatos, ou seja, que chegaram à caixa de entrada dos destinatários da lista. Esse índice pode ser mostrado em números absolutos ou percentualmente. Ao analisar esse indicador, você consegue identificar o percentual dee-mails perdidos, ou seja, aqueles que, por um motivo ou outro, não chegaram ao destino final e realizar os ajustes necessários.
Bounce Rate
É a taxa de rejeição dos e-mails enviados. O indicador mede o número de e-mails que não chegaram ao usuário. Entre os motivos para isso acontecer estão: conta desativada, caixa de entrada lotada ou até mesmo erro na digitação do e-mail. São de dois tipos: soft (problemas temporários, como é o caso da caixa de entrada lotada) e hard bounce (problemas permanentes, como e-mails inválidos).Para casos de hard bouce, o IAGENTEmail desativa este contato da base de dados e evita que gere um nova cobrança e futuros problemas com os provedores.
Taxa de abertura
Essa métrica refere-se à quantidade de pessoas que abriram o e-mail, dividida pela quantidade de pessoas que receberam a mensagem. Apesar de ser uma métrica importante, ela não diz se o lead leu o e-mail inteiro ou apenas parte dele. É um bom indicador para definir melhores horários para envio ou assuntos que mais chamaram a atenção do usuário.
Taxa de cliques
Mostra o número de e-mails clicados em comparação àqueles entregues. Se a taxa for baixa, é bem provável que o conteúdo enviado não se mostrou atrativo para o usuário. Uma boa taxa de cliques é acima de 3%. Ainda sobre os cliques, você pode medir o resultado dos produtos mais clicados em sua newsletter.
Conversão
Essa é uma métrica bastante controversa, pois quando se fala em conversão, não necessariamente se está falando em vendas, embora esse seja o objetivo mais recorrente nas campanhas de e-mail marketing. Há muita confusão no emprego do termo. A taxa de conversão é usada para mediras ações do usuário no site a partir do recebimento do e-mail, como o preenchimento de um cadastro, a visualização de um vídeo, a solicitação de um orçamento ou até mesmo a assinatura de uma newsletter.
Lead
Lead nada mais é do que um potencial consumidor que se mostrou interessado por um produto ou serviço da empresa. Esse interesse pode ser demonstrado de diversas formas, como o cadastro em uma landingpage(página específica para um serviço ou produto), por exemplo. Em síntese: lead pode ser representado por um usuário que interagiu com a marca e está disposto a receber mais conteúdos e informações sobreprodutos/serviços.
As métricas não param por aí, é claro! Mas podemos dizer que essas seis que listamos aqui são das mais importantes no universo do e-mail marketing. Ao analisá-las, você certamente irálançar um olhar mais atento às suas estratégias de marca. Terá mais certeza do que está funcionando e do que precisar ser aprimorado para conquistar mais sucesso nos negócios.
E então, ficou com mais alguma dúvida sobre as métricas aqui apresentadas? Compartilhe conosco sua pergunta nos comentários que a gente responde!