Que a Black Friday vem aí todos já sabem … e que acontece na última sexta-feira do mês, também (ou pelo menos deveriam né?). Com o país em crise financeira (principalmente para o ramo do varejo), esta pode ser uma grande chance de sua empresa saborear uma ótima fatia dos mais de 1.5 Milhões (bilhões) estimados para 2015.
E porque email marketing?
– É considerado o melhor ROI (retorno sobre investimento) do e-commerce;
– É barato;
– É um canal de comunicação direta;
– Se sua base de dados é segmentada, é possível realizar pequenos envios de forma precisa;
– Ofertar produtos e serviços que complementem o que foi comprado após a aquisição (sempre respeitando os limites e a paciência de seus clientes).
O email marketing é considerado a melhor ferramenta para agilizar a comunicação, divulgação das promoções e conversão em vendas.
Vamos a algumas dicas
– Certifique-se que a ferramenta de e-mail marketing é segura e com uma ótima reputação de IPs (do contrário, seus e-mails não serão entregues);
– Não utilize base de dados compradas;
– Segmente seus contatos enviando somente conteúdos de acordo com o que procuram;
– Crie chamadas instigantes, exemplo: “que tal esta um cinema de verdade em sua sala?”;
– Personalize suas mensagens chamando seus contatos pelo nome;
– Pense mobile: a cada ano o número de acessos por smartphones aumenta. Não utilize textos com imagens pois, quando esta imagem reduzir (adaptar para versão mobile) a frase pode desaparecer.
Defina suas metas e objetivos
– Estude a concorrência e saiba o que estão ofertando;
– Entenda porque o produto do concorrente vende mais ou chama mais atenção do que o seu;
– Qual o valor a ser buscado;
– Quantos produtos deseja vender;
– E em quais regiões (dependendo da estratégia pode-se oferecer frete grátis, seu concorrente certamente vai oferecer);
– Que faixa etária deseja atender;
– Qual o sexo do público a ser buscado.
Unir essas informações vai te dar a vantagem da segmentação. Dessa forma você vai poder se comunicar de acordo com a linguagem de cada persona e oferecer os produtos que sejam relevantes para cada grupo de clientes.
E fique atento!
A ação não encerra assim que termina a Black Friday. Você pode dar continuidade (até porque você está com a faca e o queijo na mão!).
– Faça o Pós Venda;
– Trabalhe com Carrinho Abandonado;
– Utilize, monitore e dê continuidade nos canais sociais;
– Envie pesquisa e saiba o que melhorar para o próximo ano;
– Estenda seu relacionamento para o natal (é logo ali no mês seguinte).
Seguindo esses passos, sua chance de ter sucesso na Black Friday e espantar a crise pra bem longe do seu negócio será muito maior. Tá esperando o que pra começar suas campanhas de email marketing para Black Friday?