Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Como reduzir a pontuação de SPAM no Email Marketing?

Você pode otimizar sua mensagem de email marketing para testes antispam antes mesmo de realizar um disparo. Existem algumas práticas que, se adotadas durante o desenvolvimento do email marketing, podem minimizar as chances dos servidores de email a classificarem como spam no momento da entrega:

• Na criação da arte do email, preveja espaços de texto com formatação em fontes de sistema e com preenchimento em cores sólidas, para que você possa reproduzi-los no HTML sem utilizar imagens.

• Evite emails compostos apenas por imagens.

• Equilibre o uso de imagens, códigos e textos no HTML.

• Não deixe que seu email marketing seja composto apenas por uma imagem (con ou sem link). Fatie a imagem grande em pedaços menores e monte o layout novamente em tabelas no HTML.

• Evite o uso de expressões como “crédito”, “clique aqui”, “grátis’, “curso”, “especialmente pra você”, ‘a partir de R$…” e “confira”. Existe uma lista de várias outras expressões que devem ser evitadas, mas essas, geralmente, são as mais utilizadas nos templates.

• Não insira nenhuma mídia no email, como arquivo de áudio e/ou vídeo. Esses conteúdos são inseridos no HTML com as tas object e embed, que podem ser pontuadas em testes antispam.

• Não gere o código HTML a partir de programas que não específicos para este fim, como os do pacote Office. HTML gerado com programas do pacote Office trazem um comentário no cabeçalho do código identificando o programa de origem, e os testes antispam pontuam as mensagens que trazem esse comentário.

• Em URLs de imagens e links de destino, não utilize expressões como “emailmkt”, “emkt”, “mailmkt” etc. Todas as variações e a própria expressão “email marketing” nas URLs do template são pontuadas pelos testes antispam.• Não use links com destino para arquivos *.exe, *.scr, *.prf ou *.dll.

• No Assunto da mensagem, evite usar a expressão “você”.

• Procure usar sempre o mesmo endereço de email remetente para enviar suas mensagens. Se o destinatário adicionar seu email no catálogo de endereços, as próximas mensagens que você enviar usando esse mesmo email como remetente terão mais chances de chegar na caixa entrada.

• Personalize a mensagem com dados dos destinatários, como nome. No momento da entrega, cada mensagem apresentará uma pequena diferença no conteúdo, por conta dos nomes diferentes de cada destinatário, reduzindo as chances da mensagem receber pontos de spam.

• Evite inserir imagens de altura e/ou largura de 1px no template. Muitos spammers adotam essa técnica para identificar quando um de seus emails é aberto, comprovando que aquele email destinatário é legítimo e pode continuar recebendo mais spam.

• Utilize um email remetente válido, isto é, que exista e que possa receber emails. Evite usar os famosos “noreply@dominio.com.br”.

Se você parar para analisar, os servidores de email pontuam como spam certas características do email marketing que não são encontradas em mensagens trocadas entre pessoas, então assume-se que aquela é uma mensagem comercial e, talvez, não solicitada. Por isso, alguns especialistas recomendam até evitar o uso da personalização com o nome do destinatário no Assunto, já que essa não é uma prática comum na troca de emails entre amigos e familiares.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
Tendências do RCS o que esperar nos próximos anos
O Rich Communication Services (RCS) está em constante evolução, e as tendências futuras prometem transformar...
Personalização em massa com RCS como criar mensagens personalizadas para milhares de clientes
A personalização em massa é uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento dos clientes. Com...
RCS vs. e-mail marketing Quando usar cada um deles
Com tantas opções de comunicação disponíveis, é essencial saber quando usar cada canal. O Rich...