Recuperar a confiança daquele cliente que você conquistou mas que, de uma hora para outra, passou a interagir pouco com a sua marca nem sempre é tarefa simples. Mas nem por isso você deve deixar de investir em estratégias assertivas para reconquistá-lo.
O custo de aquisição é sempre muito alto. E vale lembrar, também, que o banco de dados de clientes de sua empresa é um de seus ativos mais valiosos.Então, investir em ações para fidelizar clientes esquecidos é sempre boa escolha.
Estima-se que um negócio possa perder de 15% a 20% de sua base de clientes a cada ano. Porém, à medida que a empresa reduz essa taxa, a vida média por cliente tende a crescer, aumentando as chances de conversão e, por consequência, de receita.
Graças às taxas de abertura elevadas, o SMS é um canal útil para fazer essa ponte entre sua marca e o cliente e, assim, retomar a relação que esfriou. Mas como essa abordagem deve ser feita e o que você deve ser levado em conta para não parecer incisivo demais?
Confira alguns insights:
1) Para conduzir as interações, leve em consideração o histórico de compras do cliente. Procure descobrir hábitos, comportamento de compra e produtos preferidos do consumidor antes de retomar a conversa.
2) Dê atenção ao período adequado para retomar esse contato. Período de contrato e sazonalidade devem ser avaliados.
3) Tenha paciência! Após retomado o contato, ainda pode levar algum tempo antes de o cliente gerar receita ou interagir mais efetivamente com a sua marca. Aguarde, que nos meses seguintes o cenário pode mudar positivamente.
Agora, listamos algumas estratégias que costumam surtir efeito na retomada dos clientes via SMS. Veja alguns exemplos práticos de mensagens que podem ser enviadas:
– Faça uso de uma chamada de atenção simples. Exemplo: Não deixe para depois o que você pode planejar hoje: IAGENTE marketing digital.
– Pode lançar mão de uma pergunta básica, no estilo: E aí Eduardo, como estão as estratégias de MKT de sua empresa para 2018? Vamos tomar um café e organizar as ideias?
– Se for um lead declinado pelo motivo preço, por exemplo, pode-se enviar uma mensageminformando sobre uma promoção que está prestes a acontecer.
Agora chegou a hora de colocar tudo isso em prática. Quer dar o primeiro passo? Vem conhecer os planos de envio de SMS da IAGENTE hoje mesmo. Qualquer dúvida a mais, deixe sua pergunta nos comentários. Até mais!