Começar a trabalhar com e-mail marketing exige um certo planejamento:
- Qual será o assunto?
- Enviar para quem?
- Como enviar?
- Como analisar o retorno?
1. Tipos de Email Marketing
- Newsletter (boletim informativo periódico);
- Confirmações de pedidos, compras e inscrições;
- Agradecimento de compras, inscrições, presença, cadastro, etc.;
- Lembretes e congratulações;
- Convites;
- Captação de novos clientes;
- Pesquisas;Releases para imprensa;
- Respostas à dúvidas e solicitações ao SAC e Suporte Técnico;
- Promocionais e/ou comemorativos e sazonais.
Sabendo o tipo de email marketing você pode preparar um modelo-padrão para reaproveitar, mantendo certas informações fixas como logotipo e dados de contato da empresa.
2. Decida o público-alvo
Defina o perfil do público-alvo (idade, sexo, região, preferências) e assim você poderá compor sua mensagem em cima do perfil que você quer atingir. Quando falamos em email marketing falamos em segmentação e gerar relacionamento.
3. Compor a mensagem
Baseado no perfil do seu público, crie sua mensagem e pense estrategicamente. Inicie pelo assunto que será o fio condutor da mensagem. Tente criar um assunto que desperte o interesse dos contatos. Se coloque no lugar dele, imaginando que assunto faria você abrir um email. Após, pense no design da peça criando uma linha de raciocínio para mensagem, reforçando o que foi colocado no assunto em primeiro plano e criando links para estimular o interesse. Pense que o email marketing deve ser como uma “capa de revista”. Ele deve ser objetivo e com o resumo do que é relevante. Evite muita informação – para isto existe o site da sua empresa se o contato quiser informações detalhadas.
4. Testar e aprovar
Sempre teste um envio para seus emails particulares. Isto serve para corrigir erros de português ou incompatibilidade com softwares de email ou webmails gratuitos (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc.) – nem sempre sua mensagem é exibida da mesma forma em todas mídias.
5. Enviar
Geralmente o horário com maior taxa de abertura é pelas 10 horas da manhã. Porém isto não é uma regra. Através dos relatórios do IAGENTEmail você saberá qual o horário que existe maior abertura das suas mensagens – este será o melhor horário para realizar um disparo. Porém, dependendo do objetivo da sua campanha, no caso do convite para um evento, procure enviar uma mensagem com antecedência e um lembrete próximo da data.
6. Medir
Não basta somente enviar, é preciso medir o retorno. Com o IAGENTEmail você tem relatórios detalhados para mensurar o retorno das suas campanhas: quem abriu, quem clicou, qual link teve mais cliques, a localidade dos seus contatos, contatos que cancelaram sua mensagem e motivos e por final erros técnicos (caixa postal lotada, servidor fora do ar, etc.). Também é possível utilizar o Google Analytics para medir o desempenho de sua campanha. Se sua intenção é fazer com que o usuário clique num link de seu e-mail e visite uma página de seu site, é importante cadastrá-la como meta no Google Analytics, assim, você pode consultar quantas visitas esta página obteve no período de tempo que durou sua campanha, o tempo médio de duração das visitas, emitir relatórios e outros recursos oferecidos pela ferramenta.