Hoje em dia é extremamente importante realizar um bom marketing para obter sucesso no seu empreendimento. Ter uma forte presença digital faz uma diferença enorme. Mas, você sabe quais são os melhores canais de marketing para chegar até o seu público?
Aqui você vai descobrir quais são os principais canais de marketing e o que você deve considerar na hora de escolher os mais adequados para a sua empresa.
O que são canais de marketing?
Canais de marketing nada mais são que os veículos que você utiliza para distribuir e divulgar os seus produtos, serviços e ideias para o seu público de interesse.
Se a sua marca não estiver presente nos canais que o seu público utiliza, ela perderá muito em alcance, engajamento de público e geração de leads. Por isso, escolher os canais de marketing da sua empresa é algo essencial e que deve ser muito bem pensado. Existem várias possibilidades e a decisão deve ser tomada considerando a realidade do seu negócio.
Quais são os principais canais de marketing?
Para que você possa tomar a decisão correta, confira os 6 principais canais de marketing que uma empresa pode usar em sua estratégia.
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Tráfego orgânico
É natural que, quando uma pessoa tem uma dúvida ou curiosidade sobre algum tema, sua primeira reação seja pesquisar sobre em um site de buscas.
Empresas podem aproveitar esse cenário criando um blog com conteúdos relacionados à sua área de atuação. Se essas postagens forem bem produzidas, com um conteúdo útil e bem estruturado, há grandes chances de um internauta acessá-las durante uma busca e se lembrar de você no futuro, quando despertar uma necessidade de compra.
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Tráfego direto
O tráfego direto acontece quando alguém acessa o seu blog ou a sua loja virtual diretamente ao digitar a URL do seu site. Isso é muito menos comum de acontecer do que quando alguém pesquisa um assunto no Google, por exemplo, e se depara com o seu site. Porém, quando acontece, significa que essa pessoa provavelmente já estava interessada no que sua empresa tem a oferecer, seja seu conteúdo informativo ou produto ou serviço.
Em outras palavras, o visitante já está efetivamente engajado com sua marca e tem muito mais chance de se tornar cliente, se já não for. Uma forma de investir nesse tipo de acesso é utilizar URLs fáceis de se lembrar.
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Social
Não importa qual seja seu público, há grandes chances de que ele utilize alguma rede social, como Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn, por exemplo. O desafio está em investir naquelas que forem mais adequadas para o seu negócio. Mas falaremos disso mais adiante.
O fato é que redes sociais são ótimos meios para promover o engajamento entre a marca e o público. Ela pode ser utilizada, inclusive, para compartilhar os conteúdos postados no seu blog, ou até como uma plataforma de vendas.
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E-mail
O e-mail ainda é um dos canais de marketing mais utilizados. Uma das suas vantagens é que você pode identificar características importantes dos seus clientes, separá-los de acordo com as diferenças em seus interesses e então enviar e-mails com mensagens personalizadas para cada um desses perfis.
Com os recursos certos, tudo isso pode ser feito de forma automatizada, poupando trabalho e tempo. Além disso, e-mail é um canal de marketing bastante versátil, podendo ser usado para alertar clientes sobre novidades na sua loja, informar sobre promoções ou enviar conteúdos do seu blog, por exemplo.
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Mídia paga
Sempre que você paga para impulsionar o alcance de uma publicação nas redes sociais, ou para veicular um anúncio em um site, aplicativo ou em vídeos no Youtube, por exemplo, você está investindo em mídia paga.
Essa abordagem é bastante proveitosa para ampliar o alcance da sua marca. E você ainda pode determinar para quem o anúncio vai ser exibido, permitindo que ele se concentre no seu público de interesse.
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Referência
Este não é um canal de marketing no qual você pode investir diretamente, mas ele vem como resultado quando você faz um bom uso de outros canais. A referência acontece quando alguém recomenda a sua marca para um conhecido, faz comentários positivos nas suas redes sociais ou deixa uma boa crítica no seu site.
Quando você gera autoridade para sua marca se comunicando bem com seu público e tendo produtos ou serviços de qualidade, você está investindo em referência.
O que levar em conta ao escolher um canal
Veja algumas questões a se considerar na hora de identificar os canais de marketing que melhor se adequam à sua necessidade.
Quem é a sua persona
Em qualquer etapa do planejamento de marketing você deve ter em mente as características da sua persona. É para ela que você está oferecendo o seu produto ou serviço, então precisa utilizar os canais de marketing que farão com que ela tenha acesso à sua empresa.
Uma dica é realizar pesquisas de comportamento com os seus clientes para verificar quais são seus hábitos e os meios de comunicação que eles costumam utilizar, como suas redes sociais favoritas, por exemplo. Essas informações são primordiais para tomar a decisão correta.
Durante essas pesquisas talvez você identifique que a sua empresa possui mais de uma persona. Isso é bastante comum e não muda muita coisa, exceto que você terá que tornar as suas ações de comunicação mais segmentadas e promovê-las em canais diferentes para os seus diferentes perfis de clientes ideais.
Conheça a concorrência
Outro fator importante é estar sempre ligado nas tendências de mercado no segmento da sua empresa. Observe como os seus principais concorrentes se comunicam com os seus públicos, quais canais eles utilizam, se são bem utilizados e aprenda com eles.
Se sua empresa e seus concorrentes visam públicos com perfis semelhantes, então se a página no Facebook de um concorrente, por exemplo, tem um bom engajamento, é um sinal de que talvez seja uma boa ideia você investir nessa plataforma também.
Meça o desempenho das suas estratégias
Para escolher os melhores canais de marketing para seu negócio, é importante manter-se atento às métricas, ou seja, valores que medem o desempenho do negócio.
Se você ainda não tem certeza de que os veículos que você está usando vêm surtindo os resultados necessários, faça testes, anote dados e compare-os. Assim você saberá o que realmente funciona para a sua empresa.
Agora, que tal colocar em prática tudo o que aprendeu neste post? Se você gosta dos conteúdos aqui do blog, considere nos seguir também em nossas redes sociais.