Muito se fala no uso do e-mail marketing como poderosa ferramenta de venda e divulgação de marca. Mas para quem não conta com profissionais de marketing para desenhar e executar a estratégia, as coisas podem ficar mais difíceis.
Se você ainda não tem familiaridade com o e-mail marketing, saiba que as ferramentas de disparo, como a da IAGENTE, são fáceis e intuitivas de operar. O que não pode acontecer é deixar de lado os disparos por achar que enviar e-mail marketing é tarefa que exige amplo conhecimento técnico.
Se você tem dúvidas sobre os primeiros passos para o envio de e-mail marketing, nós ajudamos você a entender de forma didática e simples por onde começar. Vem com a gente?
1) Defina um objetivo
Em primeiro lugar, vem o planejamento. Defina objetivos específicos para a campanha (aumentar as vendas, atrair público para a loja/site, fidelizar a marca, etc.): público a ser atingido, conteúdo a ser divulgado e, por fim, meça os resultados e avalie onde você pode melhorar.
2) Construa uma base de e-mails qualificada
Antes do disparo, do que você precisa mesmo? De uma base de destinatários para receber os e-mails, certo? Para isso, invista na captação de contatos e construa uma base qualificada de e-mails para maximizar as vendas e impulsionar o engajamento com clientes em potencial.
3) Segmente o público
E-mails genéricos, enviados para todos os destinatários, têm muitas chances de fracassar. A personalização está cada vez mais em alta e deve ser um ideal a ser perseguido por sua empresa. Procure avaliar hábitos e comportamentos dos consumidores e envie conteúdos que tenham identificação com ele.
A dica é segmentar em grupos sua lista de e-mails de acordo com os fatores que forem importantes para o seu negócio ou produto, como: sexo, idade, localização, tipo de produto que já comprou, cliente, entre outros. O histórico do cliente também deve ser considerado no momento de fazer a segmentação.
4) Ofereça conteúdo valioso
Muito se fala sobre isso, mas pouco se pratica. Coloque-se no lugar do destinatário que irá receber a mensagem. Seja relevante, diferencie-se! Pense nos benefícios que aquela comunicação irá gerar para ele. Em alguns casos, menos é mais. Portanto, procure comunicar aquilo que, de fato, fará a diferença para o seu público.
5) Busque equilibrar texto e imagem
Blocos de imagens não devem ser usados diretamente como conteúdo de e-mail. É preciso buscar o equilíbrio. Invista em um template leve e com uma composição harmônica. O uso de imagens, apenas, pode caracterizar o e-mail como spam e impedir a entrega à caixa de entrada dos destinatários.
6) Monitore os resultados
Feito o envio, é hora de pensar no próximo e-mail a ser disparado. Certo? Claro que não! Boa parte do trabalho vem agora. Isso mesmo! Monitorar os resultados é algo que não pode ser deixado de lado. É o momento de avaliar em que medida a sua campanha foi eficaz.
Vale monitorar a taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão. Essa etapa é importante para que você saiba se a campanha está atingindo o resultado esperado e onde pode melhorar.
E lembre-se: uma campanha de email marketing pode trazer resultados palpáveis para o negócio.Além de vender, é eficiente para nutrir um relacionamento mais próximo com os clientes. Ferramentas de disparo são essenciais para essa estratégia dar certo. Conte com a IAGENTE no que precisar!