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Como implementar uma automação de email marketing ideal para sua empresa

A sua empresa atua com e-commerce e está buscando formas de alavancar o faturamento da sua loja virtual? Você sabia que pode contar com a automação de email para atingir esse objetivo? Somado a isso, todos sabem que o email marketing é um recurso muito utilizado para otimizar processos, agilizar a comunicação das empresas e realizar vendas. Agora imagine estes dois recursos (automação e email marketing) atuando juntos. Demais, não é? 

Vem comigo neste post se você quer saber como implementar esse recurso em sua empresa e alcançar melhores resultados e conversões.

Automação de email marketing: por que utilizar?

O termo email marketing se refere a todas as ações de marketing que envolvem a comunicação com seus leads ou clientes, utilizando o email como canal, tranquilo até aqui?

Automação de email marketing trata-se de um recurso de uma ferramenta que permite automatizar todos esses processos de envios de emails. Com uma automação de emails você consegue programar uma sequência de envios de acordo com uma rotina pré-estabelecida, exemplo: enviar um email assim que um contato preencher um cadastro ou realizar um pagamento.

Com esse recurso, é possível determinar os comunicados que um determinado contato deve receber com base nas ações que ele realiza ou durante a evolução da jornada de compra.

Confira alguns dos benefícios de uma automação de email:

  • Funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana;
  • Redução do trabalho manual e otimização do tempo;
  • Assim que ativada a automação, não é necessário manter seu computador ligado (as vezes parece óbvio)
  • Facilita e agiliza as ações de marketing e de vendas;
  • Os comunicados das automações, se segmentados, tornam suas ações mais precisas e efetivas;
  • E, por tudo isso, aumento na taxa de conversão e vendas.

Como aproveitar a automação de email marketing nas minhas campanhas?

Abaixo, elencamos alguns principais pontos para que você possa tirar o maior proveito desse recurso, confira:

Nutrir os contatos de acordo com a etapa do funil

Quando lidamos com marketing digital, principalmente com inbound marketing, sabemos que é primordial que os usuários recebam o conteúdo certo no momento certo. Só assim eles podem percorrer efetivamente o seu caminho ao longo do funil de vendas até se tornarem clientes.

Com a automação de email marketing, oferecer esse conteúdo personalizado fica muito mais simples e pode ser feito em uma escala ainda mais ampla. Uma ferramenta de automação permite identificar facilmente quem é lead, quem é um lead qualificado e quem são os clientes com base em ações que eles tenham realizado anteriormente. Separando os contatos em grupos, é possível destiná-los a diferentes estruturas de nutrição de conteúdo.

Criar segmentações e gatilhos para nutrição específica

Uma das formas de utilizar a automação de emails permite não só criar uma segmentação de contatos com base em um comportamento ou característica específica, mas também enviar uma sequência de conteúdos mais indicados para este perfil de contato (aqui, precisa valer a estratégia desenhada).

Vamos exemplificar da seguinte forma: 

  • Imagine que você criou uma landing page para divulgar um evento que será realizado de forma online, um webinar por exemplo. 
  • A inscrição no formulário desta landing page é o gatilho para ativar uma automação de emails que respeita um fluxo de uma jornada. 
  • Todos aqueles que se inscreverem em sua landing page, inserindo o nome, o email e o telefone, por exemplo, entrarão automaticamente em uma lista de contatos configurada para receber uma sequência de emails.

Assim, você pode criar uma sequência de envios de emails para estes contatos para que sejam alertados, lembrados, comunicados e, finalmente, convidados a entrarem no tão comentado webinar. Uma vez passado o evento, esses contatos podem ainda receber um email com uma oferta de um produto da sua empresa ou simplesmente um agradecimento por participar do webinar. 

Com a automação de email tudo isso pode ser feito de forma automatizada, previamente programada, com mensagens redigidas antecipadamente e direcionadas a todos, ainda que personalizadas, chamando cada lead pelo seu próprio nome.

Como planejar uma campanha com automação de email marketing

Utilizar automação de email marketing de forma estruturada requer um bom planejamento e este planejamento começa por conhecer as dores do seu público e entender como saná-las.

Para isso, utilize os próprios relatórios de sua plataforma de email marketing para lhe auxiliar. Basta enviar uma mensagem para os novos leads pedindo que indiquem os temas ou categorias do seu blog que mais interessam para eles. Disponibilize botões de conversão ou links específicos, que permitam que você identifique quais assuntos ou produtos de sua newsletter (através dos links) determinados clientes tem mais interesse, ficou claro?

Outra alternativa é entrevistar seus clientes, lembrando que o teor das perguntas varia de acordo com a realidade de cada empresa e a resposta que se deseja precisa conduzir suas futuras ações. Busque entender o que motiva esses clientes a comprarem da sua marca e utilize esse conhecimento para planejar as suas ações.

Importante que, ao final desta ação, você seja capaz de entender quais são os principais problemas enfrentados pelo seu público e que podem ser combatidos pelas soluções da sua empresa. Só assim é possível criar uma nova segmentação de contatos e desenvolver ações voltadas para cada um deles.

Não se esqueça de que é extremamente importante avaliar os resultados ao final de cada campanha. Considere métricas como a taxa de cliques, taxa de aberturas, crescimento da sua base de leads e adesão às ações indicadas nas CTAs. Elas são essenciais para entender se os objetivos da estratégia estão sendo alcançados e investigar o que é preciso melhorar para chegar a resultados ainda melhores.

E então? Tudo pronto para colocar em prática a automação de email marketing na sua empresa? Caso ainda não tenha escolhido a ferramenta que você vai utilizar para viabilizar isso, conheça o IAGENTE Mail, plataforma de email marketing e criação de Landing Page completa. Comece com um teste grátis.

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