Ao contrário do que se imagina, o e-mail é um importante recurso que auxilia a empresa a atrair novos clientes, aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento com aqueles que já conhecem a marca.
A marca já estabelece uma relação de confiança com determinada pessoa quando ela fornece o endereço de e-mail, pois é o meio pelo qual ela autoriza que a empresa faça comunicação direta.
O e-mail marketing pode ser informativo, conter uma promoção ou até mesmo uma curadoria de conteúdos recentes do blog corporativo, por exemplo. Para otimizar o envio a múltiplos contatos ao mesmo tempo, é possível utilizar ferramentas de e-mail marketing. Existem muitas disponíveis no mercado. Elas oferecem soluções para configurar, organizar e analisar a campanha.
De acordo com dados divulgados pela Ascend2, empresa especializada em desenvolvimento de pesquisas na área de marketing, 65% das companhias respondentes utilizam automação em campanhas de e-mail marketing para facilitar os processos de envio – uma quantidade bastante expressiva.
Qual a utilidade de uma ferramenta de e-mail marketing?
Mas, afinal, por que uma ferramenta de e-mail marketing é útil às empresas? Uma campanha de e-mail marketing bem executada gera engajamento, ajuda a fortalecer o relacionamento com seu cliente e também a converte um lead em venda. Pesquisas indicam que aproximadamente 70% dos consumidores acreditam que essa ferramenta é o melhor canal de relacionamento com empresas. Além disso, o Retorno sobre Investimento (ROI) das campanhas de e-mail marketing pode alcançar até 4.000%, se ela for bem planejada, estruturada e executada.
Categorias de e-mail marketing
Por isso, disponibilizar conteúdo de valor, com informações úteis para o seu leitor, é essencial. Em geral, essa comunicação via e-mail pode ser organizada em duas categorias:
- Promocionais
- Não promocionais
Os e-mails marketing promocionais são relacionados a ações relevantes que tenham o objetivo de promover algum produto ou serviço. Podem também fazer parte de campanhas referentes a datas comemorativas e feriados, por exemplo. Já os não promocionais se destinam a construir o relacionamento do cliente com a marca e a nutrir o lead para uma conversão que direcione à venda.
A ferramenta de e-mail marketing assegura que todos os procedimentos para gerenciar os remetentes, fazer envio massivo e reunir dados para análise sejam automatizados, garantindo economia de tempo e planejamentos mais assertivos com base em tais informações.
Como escolher a ferramenta ideal para você
Como já comentamos acima, há uma grande variedade de ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado. Mas, afinal, como diferenciá-las e escolher a que melhor vai atender o seu negócio?
Para que você faça a melhor opção, e posteriormente tire o máximo proveito da sua ferramenta, listamos abaixo as principais funcionalidades que devem ser checadas antes de fazer essa contratação:
1- Gestão de contatos e segmentação de lista
Nem sempre a comunicação que você está planejando será recebida da mesma forma por seus contatos. Por isso, ao configurar a automação dessa campanha, é interessante poder agrupar os e-mails cadastrados de acordo com uma característica em comum. Assim, a mensagem será entregue de forma personalizada.
Além de poder segmentar seus contatos em listas, é possível, também, criar regras para que o sistema saiba em qual grupo irá colocar um novo contato cadastrado.
Confira na lista abaixo alguns critérios que podem ser usados nesse tipo de segmentação:
- Geolocalização
- Persona
- Área de atuação
- Cargo
- Histórico de compras ou de conversões
- Frequência de compras
- Ciclo de venda
- Conhecimento sobre o assunto
- Avaliações
2- Opção de design/ template
Muitas ferramentas de e-mail marketing disponibilizam um criador responsivo (ou seja, que se adequa a qualquer dispositivo) para ajudar a desenvolver os templates, escrever os textos, inserir botões de call to action (CTA), entre outras aplicações que forem necessárias. Isso é extremamente útil principalmente para pessoas que não possuem conhecimento aprofundado em softwares de diagramação.
3- Criação de páginas para captar leads
Ter um gerador de landing pages (páginas criadas para receber leads com objetivo de conseguir uma conversão) junto com a sua ferramenta de e-mail marketing facilita na obtenção de dados importantes que podem compor suas ações de marketing digital. Além disso, com essa funcionalidade, você não precisa contratar um desenvolvedor web. Isso também facilita a gestão desses dados e a integração com as listas segmentadas que falamos no tópico acima.
4- Opção de estratégias de envio personalizadas
Esse recurso permite programar os envios da forma como for mais adequada para o seu negócio e garantindo disparos nos horários mais adequados para esse tipo de ação. Isso pode gerar resultados melhores para as suas campanhas, com menos esforço. Vale muito a pena ter esse tipo de facilidade ao trabalhar com e-mail marketing.
5- Relatórios
Além de criar, configurar os contatos e o envio, a ferramenta de e-mail marketing gera relatórios das ações, o que permite que se possa acompanhar se todos os e-mails foram entregues e lidos, por exemplo. Essa funcionalidade também dá acesso a taxas e dados para analisar o que deu certo e o que pode ser melhorado nas próximas campanhas.
Mãos à obra!
Agora que você já conhece as principais funcionalidades do e-mail marketing, pesquise e contrate a ferramenta que mais se adequa à sua empresa e à demanda que você tem atualmente.
Uma opção que disponibiliza todas essas funções e oferece planos acessíveis para pequenas e médias empresas é a plataforma IAGENTEmail. O programa faz integração com redes sociais e fornece suporte em português, o que é um grande diferencial que dá tranquilidade ao usuário, visto que muitas ferramentas de automação conhecidas do grande público estão em inglês.
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