Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Abandono de carrinho: Como converter em vendas?

Cada vez mais, lojas online ganham espaço e popularidade entre compradores, por isso a necessidade de converter também é maior. E um dos principais desafios dessas empresas é minimizar as taxas de abandono de carrinho.

Pensando nisso, e-commerces tentam elaborar estratégias para nutrir seus leads e gerar ações nas diferentes etapas do funil de vendas. Mas, você sabe como impactar os clientes que estão quase fechando negócio e declinam? Descubra porque o abandono de carrinho acontece e o que você pode fazer para aumentar suas conversões em vendas!

Abandono de carrinho: o que é?

O abandono de carrinho pode ser entendido como todos os pedidos iniciados em lojas virtuais que não são completados. Ou seja, são aqueles casos nos quais o cliente visita o site, seleciona o produto para compra, confere informações e opções de pagamento, mas não finaliza o pedido.

Esse evento acontece frequentemente em lojas virtuais. Isso porque é comum que os usuários confiram as formas de pagamento, valor de frete, tempo de entrega e descontos aplicados antes de tomar a decisão final de compra.

Geralmente, todos esses passos são tomados, justamente, porque o cliente está comparando sites concorrentes e avaliando qual empresa o atenderá melhor.

Porém, o problema não está no abandono de carrinho, mas sim no que os gestores de e-commerces fazem com ele. Afinal, se o cliente já visitou o site, adicionou itens ao carrinho e cogitou fechar o pedido, vale mais a pena tomar ações para tentar fazê-lo converter do que apenas desconsiderar a taxa de rejeição, certo?

O que causa o abandono de carrinho?

Antes de saber o que fazer com o abandono de carrinho, é fundamental entender o que causa essa rejeição na sua loja online.

Existem inúmeros motivos para que os visitantes de um site deixem itens parados no carrinho de compras. Os principais deles são:

  • Valor de frete alto;
  • Tempo demorado de entrega;
  • Poucas opções de pagamento;
  • Produto mais caro do que o do concorrente;
  • Má experiência no site;
  • Site com avaliações ruins.

Como reduzir as taxas de abandono de carrinho?

Black Friday Love GIF by Target

Após identificar quais são os possíveis motivos para os seus clientes abandonarem itens no carrinho, você deve estar se perguntando: afinal, o que eu faço para melhorar o desempenho do meu site e aumentar a minha conversão de vendas?

Confira nos tópicos abaixo algumas dicas de como converter em vendas e diminuir as taxas de rejeição e abandono de carrinho.

Aposte em remarketing

A primeira estratégia para gerar mais conversão em vendas com e-commerces é apostar em campanhas de remarketing, que são campanhas específicas para a recuperação de clientes. Ou seja, servem para impactar mais uma vez o consumidor que em algum momento já se interessou pelos seus produtos.

Existem diferentes formas de fazer remarketing. As principais são por meio de e-mails, mensagens por WhatsApp e SMS.

Estratégias de automação de marketing podem ser a melhor solução para o caso. Afinal, com essas plataformas, é possível automatizar o envio de e-mails para os clientes desistentes de compras e impactá-los positivamente.

Ofereça diferentes opções de pagamento

Conforme mencionado anteriormente, um dos motivos que fazem os clientes decidirem por cancelar a compra em determinadas lojas online são as formas de pagamento aceitas. Por isso, é interessante oferecer o maior número de opções para os clientes.

Vale ressaltar que as formas de pagamento mais populares entre clientes de e-commerce são:

  • Débito;
  • Cartão de crédito (preferencialmente parcelado);
  • Boleto bancário;
  • Pix.

Melhore as condições de frete

Ultimamente todos sabemos que os valores dos frente estão cada vez maiores e impedindo que muitas das vendas ocorram. Que tal validar a localização de seu cliente no momento da compra e fornecer, quem sabe, o frete grátis caso seja de sua mesma cidade que a sua loja? 

Use e-mails para converter em vendas

Conforme mencionado, estratégias de remarketing são uma ótima solução para diminuir a rejeição em carrinhos de compra. Por isso, invista em uma solução completa para a construção de e-mails marketing, como o IAGENTEMail.

Com a nossa plataforma, você consegue criar e-mails marketing do zero usando layouts editáveis, acompanhar métricas de resultado e enviá-los para listas de contato do tamanho que você preferir.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
Como medir o sucesso do RCS métricas e ferramentas
Medir o sucesso das campanhas de Rich Communication Services (RCS) é essencial para entender seu...
Tendências do RCS o que esperar nos próximos anos
O Rich Communication Services (RCS) está em constante evolução, e as tendências futuras prometem transformar...
Personalização em massa com RCS como criar mensagens personalizadas para milhares de clientes
A personalização em massa é uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento dos clientes. Com...