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A importância do email em formato texto no email marketing

Muitas pessoas valorizam mais as imagens na criação de suas peças de email marketing, deixando o texto escrito ou texto puro em segundo plano. Porém, os filtros antispam estão cada vez mais rigorosos e suas imagens podem não ser exibidas, o que vai prejudicar sua campanha de email marketing.

Por isto, um bom redator aliado a um bom design pode ser a solução para esta equação. Para aqueles usuários mais avançados, que desenvolvem suas peças de email marketing em HTML, é importante sempre mesclar textos e figuras e utilizar a tag ALT para descrever suas imagens caso elas não carreguem por diversos motivos: conexões lentas dos clientes, bloqueio dos webmails, etc. Pelo menos o cliente vai saber do que se trata a imagem e poderá tomar a decisão de autorizar a exibição das mesmas.

Se você vai adaptar apenas uma imagem da sua campanha impressa para sua campanha de email, tente ao menos agregar um parágrafo com texto puro resumindo a sua mensagem para garantir a leitura da peça. Você pode colocar os dados da empresa em formato de texto puro no rodapé assim como um resumo da mensagem ou até observações importantes para os contatos que visualizarem sua mensagem: “Para garantir a visualização das nossas imagens, adicione o nosso remetente ao seu catálogo de contatos” ou “Você está recebendo esta mensagem porque se cadastrou em nosso site“, etc.

Outra defesa ao texto puro nas mensagens se deve ao fato do número de usuários que utilizam o celular para ler seus emails aumentar significamente nos últimos anos. Tendo uma versão de texto você garante que o contato irá visualizar seu email no celular. Um forte tendência no mercado brasileiro é as operadoras tornarem barato os celulares com acesso a internet (smartphones) assim como o pacote de serviços 3G para navegar na web, pois, em média, 80% da população brasileira utiliza o celular.

Fica a dica então: ao realizar uma campanha de email marketing, teste o envio de uma peça utilizando imagens com textos e outra utilizando texto puro, dividindo sua lista de contatos em dois grupos. Após, compare os relatórios e verifique qual dos formatos trouxe mais retorno para você.

Filtro avançado

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