Apesar de ser uma ferramenta muito utilizada nas empresas, muita gente não conhece todas as possibilidades do e-mail marketing. Se engana quem pensa que ele é utilizado somente para vendas! Na verdade, existem muitos tipos de e-mail marketing, cada um tem seu formato e finalidade específica. Quer aprender mais sobre o assunto? Então leia esse post até o final 😀
1- Newsletter:
Seu foco principal é o conteúdo! Newsletter não tem como objetivo a venda, e sim gerar valor ao destinatário. Normalmente ela divulga os posts do seu blog e os assuntos mais recentes do seu site. Aconselha-se a realizar envios uma vez por semana ou a cada 15 dias. Porém, se você quer se destacar na multidão, é importante oferecer algo a mais ao seu lead, como por exemplo a opção de baixar um e-book e até mesmo vídeo aulas.
2- E-mail de boas-vindas:
O objetivo deste tipo de e-mail vai muito além de recepcionar o cliente. O propósito aqui é salientar o quanto você se importa com ele. É o momento de inovar e mostrar quais conteúdos enviará para o lead, qual a intenção da sua empresa e o que tem de mais importante para oferecer neste 1º contato: não perca esta grande chance!
3 – E-mail de expectativa:
Normalmente esse e-mail antecede lançamentos de produtos e serviços, criando uma expectativa no destinatário quanto ao que vem pela frente. Esse tipo de ação ajuda a criar um gatilho mental de antecipação e essa expectativa faz com que as taxas de aberturas dos e-mails, que precisam vir em seguida, seja muito maior do que o normal.
4 – E-mail de agradecimento:
Este tipo de e-mail é muito utilizado por lojas virtuais, especialmente após o cliente efetuar a sua primeira compra. Normalmente é enviado como uma mensagem de agradecimento ou como um benefício após a compra (mais conhecido pelos cupons de descontos). Ah, tem também os e-mails de agradecimento pelo cadastro ou por ter baixado algum material. Mas, independentemente do seu negócio, é sempre bom oferecer uma vantagem para seu cliente, fortalecendo ainda mais o relacionamento com sua marca.
5 – E-mails de datas comemorativas:
Nada melhor do que ser lembrado em nossas datas comemorativas, né? Uma mensagem de Natal, um “Parabéns pelo Dia das Mães” (aqui muito cuidado na segmentação dos grupos) e claro, aquele parabéns pelo seu aniversário ou aniversário de tempo de empresa. A ideia aqui é que a marca de sua empresa esteja presente nos bons momentos e não só na tentativa de vender … vender … vender.
6 – E-mail de vendas:
É um dos tipos de e-mails mais comum, porém um dos mais perigosos, pois se não forem tomados os devidos cuidados, pode ir parar na caixa de Spam ou ser enviado para o público errado. O importante é que a lista de e-mails seja SEMPRE segmentada, e o envio seja feito apenas para pessoas que solicitaram ou se envolveram com algum tipo de conteúdo da marca recentemente. Nunca utilize listas de e-mails compradas: além de desperdiçar dinheiro, a imagem da sua empresa pode ser manchada e a recuperação disso é quase que impossível. Quer acertar na hora de enviar, confira nosso artigo sobre como diminuir a pontuação de Spam.
7 – E-mails transacionais:
Sabe quando você compra em uma loja virtual, e recebe aquele e-mail de “confirmação do pedido” ou “pagamento aprovado”? Então, esses são e-mails transacionais ou, e-mails enviados a cada transação. Além das confirmações também são utilizados para informar o Status de uma entrega, solicitar uma avaliação e até mesmo realizar uma venda conjunta: se comprou uma TV, que tal este Home Theater da mesma marca (tudo isso claro, automatizado).
Bom, agora que você já conhece os tipos de e-mails mais utilizados, pode pensar campanhas específicas e desenvolver ações bem elaboradas. Isso ajuda muito na hora de fidelizar o cliente e estreitar o relacionamento. Claro, para isso você precisará de uma ferramenta fácil, intuitiva e com muitas funcionalidades. Nós da IAGENTE estamos prontos para te ajudar, entre em contato conosco, vamos trocar uma ideia 😉
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Até a próxima!