Aumentar e manter uma base de dados consistente para newsletter é um desafio para muitas empresas que atuam com e-mail marketing. Apesar de existirem ferramentas e listas (muitas não recomendadas), não há uma fórmula mágica, mas sim caminhos a serem seguidos para garantir uma expansão da base de leads. Então que tal conhecer algumas recomendações para auxiliar nessa estratégia?
Primeiros cuidados
Lembre-se que o cliente precisa conceder autorização para fazer parte da sua lista de e-mails e por essa razão não é aconselhável comprar ou alugar listas, principalmente se a intenção é ter uma base de dados com clientes qualificados e propensos a comprar o seu produto ou serviço. Basicamente são três tipos de permissão:
- Opt-in – trata-se da lista com permissão dada pelo próprio cliente com interesse em receber e-mails da sua marca ou empresa;
- Double opt-in ou opt-in confirmado – quando o usuário aceita o convite ou decide por conta própria entrar na sua lista de e-mail, ele recebe uma certificação. Essa certificação é chamada de double opt-in ou opt-in confirmado, o que garante que o usuário confirmou a entrada. Isso impede que sejam aficionados e-mails inválidos ou cadastro de e-mails de outras pessoas;
- Opt-out – trata-se da lista com usuários que não concederam a permissão.
Criando a lista consistente
Existem diferentes formas de trazer pessoas a sua lista. Entre as principais é possível destacar:
Criação de Landing page
Landing pages são páginas específicas para construção da lista. Nela, o cliente preenche um formulário e a partir daí já pode receber as mensagens de e-mail. A assinatura pode ser condicionada a premiações, a algum conteúdo (artigos, webnars e vídeos) ou a outra vantagem. Uma alternativa é ter uma área no site solicitando o e-mail da pessoa para que ela possa assinar seu newsletter.
Relacionamento direto
Estimule a sua equipe comercial a solicitar o e-mail de seus clientes e prospects para cadastrar no seu banco de dados. Você pode oferecer recompensas pelos e-mails válidos cadastrados. Também é possível ligar para os clientes e solicitar que participem da lista para receber comunicados e promoções.
QrCode
O QrCode pode ser usado nas campanhas impressas de forma a encaminhar o cliente diretamente para sua landing page. É ideal para panfletos, cartões, papéis timbrados, mala direta, entre outros.
Não se esqueça dos canais offline
Eles servem tanto para eventos, feiras e demais ações para estimular o networking. Você pode pedir aos visitantes do stand para preencher os dados e receberem informações sobre seus produtos e empresa em outra ocasião. Se não puder preencher naquele momento, deixe um cartão e solicite que participe da sua lista.
Facilite a assinatura da newsletter
Entre as opções interessantes para o canal estão incluir o botão “enviar a um amigo” e, assim, premiar ambos os clientes (o que indicou e o indicado). Além disso, crie um script de atalho em cada página para o formulário de inscrição. O formulário de cadastro também pode ser usado nas páginas das redes sociais, inclusive na descrição.
Assinatura de e-mail
Funciona tanto como estratégia de divulgação da sua marca como também pode servir para informar sobre a sua lista. Em qualquer das formas de criar e manter a lista opt-in, é importante deixar em evidência que o destinatário irá receber comunicados pelo e-mail.
Em hipótese alguma venda ou alugue a lista de contatos que você criou, pois isso pode prejudicar sua imagem e as pessoas que receberão as mensagens. Apresente aos seus clientes sua política de privacidade, deixando claro suas intenções. A clareza nas informações proporciona mais credibilidade a sua marca.
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