De todas as ações digitais, o e-mail marketing é o único que não pode deixar de constar no plano de marketing de qualquer empresa. E existe razão para isso: é um dos principais canais de aquisição de usuários e de retenção de leads. Qualquer erro, porém, pode ser fatal na relação com o público.
Nesse post, você confere algumas “derrapadas” a evitar para não minar de vez a base de contatos, conquistada com muito custo e esforço:
1. Não definir remetente
Esse é o primeiro passo para um e-mail marketing de sucesso. O destinatário só irá abrir o e-mail se o remetente for confiável. Você pode escolher uma, dentre várias alternativas: nome da empresa, do serviço, de algum profissional da empresa e até mesmo criar umpersonagem fictício para pessoalizar a relação. O importante é que não sejam feitas alterações, a fim de que o destinatário se familiarize com o remetente.
2. Escolher o assunto do e-mail minutos antes do envio
O assunto é o principal influenciador da taxa de abertura do e-mail. Quer razão maior do que essa para investir um tempo considerável na criação dele? Pense em uma lista de assuntos que desperte a curiosidade do destinatário a partir de uma chamada instigante e ao mesmo tempo clara e direta.
3. Forçar a venda
Antes de definir a abordagem de e-mails, procure conhecer o comportamento e os hábitos de sua base de contatos. Não force a venda. Procure trabalhar e-mails que apresentem os benefícios do produto comercializado e desperte no consumidor o desejo de adquiri-lo. Isso não invalida o envio de e-mails promocionais e cupons de desconto.
4. Não manter os e-mails padronizados
Em algum momento, você certamente vai querer alterar o template dos e-mails. Porém, essa não é a melhor estratégia. Manter a identidade dos e-mails é sempre uma boa escolha, pois os usuários tenderão a reconhecer seus comunicados com mais facilidade.
5. Usar imagens aleatórias
Você até pode querer dar um colorido a mais para os e-mails que pretende enviar. Mas lembre-se: fotos em baixa qualidade, fora do contexto ou montadas demais são desprezíveis. Não carregue nesse recurso. A má escolha pode resultar em um efeito contrário. Se for usar imagens no e-mail, escolha bem.
Nossa expectativa é de que você possa ter aproveitado essas dicas para aprimorar a qualidade dos e-mails marketing enviados e, assim, alcançar sucesso em suas investidas. Esperamos que o post tenha servido para aprimorar ainda mais suas campanhas de e-mail.
Agora, queremos saber de você que outros erros poderiam constar na lista. É só compartilhar nos comentários com a gente! Participe!