Na última sexta-feira de abril, as operações de e-commerce têm uma excelente oportunidade para dar um “up” nas vendas. No próximo dia 28, como já é tradição no calendário anual do comércio eletrônico, acontece mais uma edição do Dia do Frete Grátis.
A data também é conhecida como a Black Friday do primeiro semestre do ano, inspirada no Free Shipping Day, comemorada nos Estados Unidos há nove anos. Nessa data os consumidores têm a oportunidade de comprar pela internet com condições diferenciadas de entrega.
Para quem não quer ficar de fora dessa, é hora de começar a pensar na data com carinho, seja nesse (se ainda der tempo), ou no próximo ano. Com a economia a passos lentos, toda vantagem para o consumidor gera interesse. Como as pessoas tendem a pesquisar mais, em busca de preços baixos, o frete grátis é sempre uma vantagem bastante considerada pelo consumidor. Estudos indicam que cerca de 80% dos consumidores que costumam comprar online classificam o frete grátis como a promoção mais importante das lojas virtuais.
Para os lojistas que nunca planejaram ações para a data, cabe avaliar alguns aspectos para não transformar o que era para ser uma grande oportunidade de aumentar os lucros em prejuízo:
– Defina se esse tipo de promoção é realmente viável para sua. O benefício deve ser bom para o cliente, mas não pode gerar prejuízo para a loja;
– Caso não exista a possibilidade de oferecer frete grátis a todos os produtos da loja, estipule um preço mínimo para essa vantagem ser oferecida e em quais produtos há margem para aplicar 100% de Frete Grátis;
– Cheque dados como CEP, telefone e endereço do comprador que está na sua base de contatos para garantir uma tranquilidade na transação;
– Dê preferência a produtos com grande volume no estoque e aos reembalados;
– Avalie o valor da entrega para locais distantes e veja a possibilidade de oferecer frete grátis;
– Em caso negativo, restrinja as regiões que podem receber produtos de forma gratuita (neste caso é imprescindível ter uma base de dados segmentada por região);
– A proximidade do Dia das Mães pode ser um bom gancho para ser usado no Dia do Frete Grátis. É uma oportunidade que os consumidores têm para antecipar as compras e gastar menos;
Por último e não menos importante: comunique seus clientes de forma personalizada. Se você está definindo várias promoções de Frete Grátis, comunique os clientes que podem ser beneficiados com essas promoções. Que tal fazer disparos de e-mail marketing para divulgar as campanhas? Lembre-se: na relação do e-commerce com o e-mail marketing não existe divórcio.