Empresas investem em comunicação móvel com clientes e colaboradores para estreitar relacionamento e fomentar novos negócios.
A nova aposta das empresas para melhorar a comunicação com seu público e agilizar processos de compra e venda, é utilizar o serviço SMS como ferramenta de negócios. O Mobile Corporativo é um segmento de mobilidade aos negócios que envia mensagens de texto aos clientes, e permite enviar mensagens, para fazer cobranças, confirmar uma ordem de pagamento, alertas, pesquisas de satisfação, ou até mesmo enviar uma mensagem confirmando o recebimento de mercadoria.
“Este tipo de serviço otimiza tempo, agrega valor, estreita relacionamento e ainda reduz custo. Mas sem dúvida a principal vantagem está na comunicação direta e instantânea com o consumidor“, diz Rodrigo Braga, CEO da Peopleway, empresa de interatividade digital provedora do serviço.
Segundo dados do Ibope, uma pesquisa revelou que na ordem de prioridade do consumidor, o celular só perde para a televisão, ou seja, é o segundo maior meio de comunicação do país. Atualmente, existem cerca de 176 milhões de aparelhos ativos no Brasil, um número impressionante que reforça o poder do celular como ferramenta de comunicação.
Uma das empresas que investe na tecnologia, é a Use Taxi que implantou o uso do SMS para aprimorar a qualidade dos serviços prestados de duas formas. “A primeira é agregada ao sistema de gerenciamento de frota e distribuição de corridas, onde o usuário solicita um taxi normalmente e quando chega ao local, o motorista ativa um dispositivo dentro do taxi que envia automaticamente uma mensagem para o cliente informando que ele já está no local à sua disposição”, explica Eder da Luz, presidente da empresa.
A segunda aplicação serve para o pagamento de corridas, onde as empresas cadastradas com a Use Taxi podem disponibilizar créditos aos seus funcionários que utilizam-se de um SMS para efetuar o pagamento da corrida.
Além das empresas, hospitais também estão adotando o serviço, como é o caso do Hospital e Maternidade São Luiz, que usa os serviços desde 2007 para se comunicar com mais de quatro mil médicos credenciados à rede. “Através do SMS enviamos lembretes de datas comemorativas, cursos e eventos, informamos rotinas, inauguração de serviços e outras inovações em nossas três unidades. A vantagem é que a informação é instantânea, mais efetiva do que um e-mail, e o retorno de nossos médicos é rápido, quase imediato”, afirma Claudio Tonello, diretor comercial & marketing do hospital.
“Com o mercado migrando cada vez mais para serviços móveis, aprimoramos também o desenvolvimento e implantação das soluções de acordo com a área de atuação e necessidade do cliente. Oferecemos uma nova dimensão em termos de flexibilidade para a infra-estrutura da empresa, melhorando o desempenho dos serviços e aumentando a produtividade” finaliza Rodrigo Braga, CEO da Peopleway.