Muitos profissionais priorizam imagens na criação de campanhas de email marketing e acabam deixando o texto puro em segundo plano. O problema é que os filtros antispam estão cada vez mais rigorosos e, muitas vezes, as imagens não são exibidas. Isso pode prejudicar a entrega e reduzir a eficácia da sua campanha.
Equilíbrio entre design e redação
A solução está no equilíbrio: um bom redator aliado a um bom design gera campanhas mais completas e seguras. Para quem desenvolve peças em HTML, a recomendação é sempre mesclar imagens e textos, além de usar a tag ALT para descrever as imagens. Assim, mesmo que a imagem não carregue devido a conexão lenta ou bloqueio no webmail, o usuário entende a mensagem e pode decidir visualizar o conteúdo.
Como adaptar imagens de campanhas para email marketing
Se sua campanha impressa será adaptada para o digital, evite usar apenas uma imagem. Insira pelo menos um parágrafo de texto puro resumindo a mensagem para garantir que ela seja lida. Além disso, inclua dados da empresa no rodapé em formato de texto e observações importantes, como:
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“Para garantir a visualização das nossas imagens, adicione nosso remetente à sua lista de contatos.”
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“Você está recebendo esta mensagem porque se cadastrou em nosso site.”
O impacto do texto puro no mobile
Outro motivo para investir em texto puro é a leitura de emails em dispositivos móveis. Nos últimos anos, o número de usuários que acessam emails pelo celular cresceu de forma significativa. Ter uma versão em texto garante que sua mensagem seja exibida corretamente em smartphones, o que é essencial em um mercado no qual mais de 80% dos brasileiros utilizam o celular como principal meio de acesso à internet.
Teste e compare os resultados de email marketing
Uma boa prática em email marketing é realizar testes A/B. Envie uma versão da campanha utilizando imagens com texto e outra versão apenas com texto puro, dividindo sua lista em dois grupos. Depois, compare os relatórios para identificar qual formato gera mais engajamento e retorno para sua empresa.



