Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

A importância do email em formato texto no email marketing

A importância do email em formato texto no email marketing

Muitos profissionais priorizam imagens na criação de campanhas de email marketing e acabam deixando o texto puro em segundo plano. O problema é que os filtros antispam estão cada vez mais rigorosos e, muitas vezes, as imagens não são exibidas. Isso pode prejudicar a entrega e reduzir a eficácia da sua campanha.

Equilíbrio entre design e redação

A solução está no equilíbrio: um bom redator aliado a um bom design gera campanhas mais completas e seguras. Para quem desenvolve peças em HTML, a recomendação é sempre mesclar imagens e textos, além de usar a tag ALT para descrever as imagens. Assim, mesmo que a imagem não carregue devido a conexão lenta ou bloqueio no webmail, o usuário entende a mensagem e pode decidir visualizar o conteúdo.

Como adaptar imagens de campanhas para email marketing

Se sua campanha impressa será adaptada para o digital, evite usar apenas uma imagem. Insira pelo menos um parágrafo de texto puro resumindo a mensagem para garantir que ela seja lida. Além disso, inclua dados da empresa no rodapé em formato de texto e observações importantes, como:

  • “Para garantir a visualização das nossas imagens, adicione nosso remetente à sua lista de contatos.”

  • “Você está recebendo esta mensagem porque se cadastrou em nosso site.”

O impacto do texto puro no mobile

Outro motivo para investir em texto puro é a leitura de emails em dispositivos móveis. Nos últimos anos, o número de usuários que acessam emails pelo celular cresceu de forma significativa. Ter uma versão em texto garante que sua mensagem seja exibida corretamente em smartphones, o que é essencial em um mercado no qual mais de 80% dos brasileiros utilizam o celular como principal meio de acesso à internet.

Teste e compare os resultados de email marketing

Uma boa prática em email marketing é realizar testes A/B. Envie uma versão da campanha utilizando imagens com texto e outra versão apenas com texto puro, dividindo sua lista em dois grupos. Depois, compare os relatórios para identificar qual formato gera mais engajamento e retorno para sua empresa.

email marketing

Filtro avançado

Modelos-email_mkt
Descubra os melhores modelos de e-mail marketing para anunciar produtos novos em campanhas sazonais e...
Estrategias_email_mkt_aumentar_taxa_abertura
Descubra estratégias de e-mail marketing para aumentar a taxa de abertura em campanhas de vendas...
Automacao_email_mkt_ecommerce
Descubra as melhores ferramentas de automação de e-mail marketing para pequenas empresas e-commerce e veja...