Navegando pela internet encontrei no site Antispam.br uma lista de boas práticas para evitar que suas campanhas de email marketing sejam qualificadas como SPAM e seu investimento de tempo e dinheiro sejam desperdiçados, ainda mais se você paga por uma ferramenta de email marketing.
São consideradas SPAMs mensagens disparadas em massa, que são recebidas por e-mail, SMS, WhatsAPP, mensagens em redes sociais, áreas de comentários de blogs, entre outros canais. É importante tomar cuidado para que seus envios de e-mail marketing não sejam caracterizados como SPAM e acabem indo parar no lixo eletrônico.
A seguir, uma lista de algumas das práticas que podem evitar a propagação de emails indesejados:
- Enviar suas campanhas de email marketing somente para os clientes que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de seus produtos e/ou serviços. Tal cadastro pode ter sido feito por telefone, na hora do primeiro contato comercial ou por formulário disponível no site da empresa. Um cliente receptivo ao recebimento de e-mails de sua empresa também irá contribuir para gerar resultados melhores ao final da campanha.
- Não usar lista de email de divulgação de terceiros – também conhecidos como troca de listas – nem comprá-las de fornecedores. É importante preservar a privacidade do usuário, o que também facilita na hora de ter uma lista de e-mails personalizada e segmentada.
- Não reutilizar lista de email de divulgação, ou seja, não enviar informações de determinado serviço aos clientes cadastrados na lista de divulgação de outro serviço, ainda que sejam da mesma empresa.
- Respeitar as opções do cliente no preenchimento de formulários de cadastramento em listas de divulgação, por escrito ou on-line. Por exemplo, se o seu formulário tem opção de frequência de recebimento de mensagens, respeite a opção de frequência do usuário.
- Respeitar as solicitações de cancelamento de sua lista de email. Assim como no item acima, é importante respeitar o desejo do cliente em cancelar o recebimento dos emails.
- Evite iniciar o primeiro contato com o cliente por email marketing, ou seja, enviar o primeiro email marketing sem prévia autorização do cliente, caracteriza a prática de spam.
Se você também for cliente de um software de email marketing para envios ilimitados ( sabe-se que os clientes de email gratuitos – Gmail, Outlook.com,Yahoo, etc. – possuem limitação de envios) ainda é possível utilizar o recurso de filtro Antispam que detecta problemas na sua mensagem. Fazendo os devidos ajustes, as chances de seu email ser qualificado como Spam reduzem bastante.
Veja também:
Os 6 Principais Motivos para o Email Marketing ser classificado como SPAM