O e-mail marketing é uma ferramenta indispensável para se comunicar com o público, principalmente pelo fato de trazer resultados positivos para as empresas. Uma pesquisa conduzida pela FBITS, com base no comércio eletrônico brasileiro, apontou que 61% das empresas obtêm até 20% de seu faturamento com campanha de e-mail marketing. 19% apontaram que entre 20% e 50% da sua receita é proveniente de campanhas desse canal.
O que é email marketing?
Basicamente são mensagens enviadas por e-mail com um objetivo pré–definido para conduzir um relacionamento com clientes. É possível informar, divulgar um produto, uma ação promocional, divulgar um evento, entre outras finalidades. Conforme a mensagem é desenvolvida, há uma maior possibilidade de despertar o interesse de quem recebeu ou impactá-lo de alguma forma.
Para isso é importante respeitar algumas normas e procedimentos que se iniciam com uma estratégia composta de objetivos pré–definidos. Um simples clique na tecla “enviar” é capaz de disparar e-mails em massa para milhares de destinatários que chegam em segundos. Em alguns casos, a resposta é imediata.
Benefícios
Além da agilidade em que a informação chega, é possível salientar outras vantagens, como:
- Proatividade: em vez de aguardar pelo interesse do cliente, o negócio pode encontrá-lo e oferecer seu “peixe”;
- Interatividade: o consumidor interage com a mensagem imediatamente;
- Segmentação: campanhas de e-mail marketing permitem direcionar a mensagem de acordo com variantes como região, poder aquisitivo, sexo e faixa etária, por exemplo;
- Personalização: permite chamar os contatos pelo nome e a informação pode ser personalizada conforme o público–alvo, as necessidades deles ou do negócio;
- Mensuração: parâmetros como abrangência, taxa de retorno podem ser associadas à campanha, auxiliando, inclusive, no aperfeiçoamento da estratégia;
- Automação: é possível associar também a ações automáticas, por exemplo, se um cliente clica no produto de um e-mail, pode começar a receber outras informações referentes a este produto ou outros relacionados.
Etapas para implantação de e-mail mkt
O ideal é terceirizar essa tarefa, principalmente se não tiver grande experiência com a ferramenta. A IAGENTE (agência especializada em e-mail marketing e SMS) é uma ótima opção, pois ela poderá eliminar muitas das etapas a seguir e ainda trazer resultados mais expressivos que a campanha feita por conta própria. Confira abaixo:
- Montar o mainling – mainling é basicamente a lista de endereços para os quais as mensagens são enviadas. O ideal é criar um mailing próprio com o cadastro no site. Como sugestão você pode criar formulários de entrada de informações no seu site para cadastrar endereços de e-mail;
- Ter um bom software de envio – trata-se de um ponto importante, pois o software especializado dará suporte à campanha, podendo enviar milhares de e-mails, configurar as ações automáticas, ajudar na manutenção dos dados, na medição de resultados, entre outras vantagens
- Crie conteúdo de qualidade – o conteúdo não precisa ser apenas informativos de preços, promoções e serviços prestados. Uma boa campanha de e-mail marketing é focada no conteúdo interessante (e de qualidade) sobre a área de atuação.
- Acompanhe o e-mail – para adequar as ações à estratégia é imprescindível a avaliação das ações, o acompanhamento dos dados, a taxa de retorno em termos de vendas e demais informações que julgar importante.
Ficou alguma dúvida? A IAGENTE pode auxiliar em várias questões a respeito de e-mail marketing. Acesse o site para saber como podemos ajudar e o blog para ficar atento às novidades a respeito dessa e outras estratégias.