O e-mail marketing é uma ferramenta mais que essencial para trabalhar uma marca e fazer do marketing digital um dos seus maiores meios de relacionamento. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados porque ao mesmo tempo que você tem de atrair a atenção do cliente, você não pode ser exaustivo e mandar dezenas de e-mails por semana para a caixa de entrada de seu público-alvo.
Por isso, a pergunta que não quer calar é: ao enviar o e-mail marketing, deve-se mandar o mesmo assunto de sempre ou inovar?
50% inovação, 50% do mesmo assunto…
É claro que, a partir do momento em que há um assunto relevante, você precisa, às vezes, bater na mesma tecla. Em algumas situações é inevitável o uso de expressões como “confira as promoções” e “olhe só os descontos exclusivos para você”. Entretanto, saiba que o assunto é a segunda parte mais lida em um e-mail, sendo a primeira o remetente.
Um bom assunto aumenta em até 10% a taxa de abertura do seu e-mail marketing. E você sabe o que isso quer dizer? Que pode ocorrer um aumento do número de leituras, melhorar a taxa de entregas e aberturas.
Mesmo que não se conheça o remetente (sim, isso pode acontecer), se o assunto é bem elaborado (criado para o público certo), você pode aumentar consideravelmente as taxas de aberturas e cliques. Afinal, o público–alvo espera ser conquistado de alguma forma, por isso você deve escrever sobre um assunto que o agrade e lhe interesse.
Quando falamos em “50% inovação, 50% do mesmo assunto”, estamos dando uma dica para tornar os seus e-mails mais criativos. Nesse caso, você pode começar o e-mail contando a história de algum resultado que seu produto proporcionou na vida do cliente, por exemplo. Essa primeira metade (50%) vai acabar prendendo atenção do leitor, e quando ele menos esperar você estará usando os outros 50% para falar do assunto principal. Experimente fazer isso e veja como seus resultados aumentarão consideravelmente!
Mais dicas para tornar seus assuntos de e-mails mais interessantes
- Procure instigar a atenção do público na chamada, convidando o leitor para acessar o conteúdo. As técnicas de copywriting (escrita persuasiva) vão te ajudar muito nesse aspecto. Aprenda isso ou contrate a ajuda de um profissional qualificado para isso.
- Quando falar de promoções, evite ser “agressivo.” Para e-mail marketing de imóveis, por exemplo, em vez de utilizar uma chamada “confira os imóveis”, é preferível que você opte por “chegou a hora de você morar em uma cobertura”. Repare como fica mais atraente, principalmente porque de cara você já oferece um benefício.
- Expressões como “Veja só”, “Que tal” e “Olha o que separamos” são ótimas ideias para chamar atenção do cliente em diferentes locais do texto de e-mail.
- O e-mail marketing pode instigar o consumidor, mas lembre-se sempre de não deixar totalmente explícito o que você quer que ele leia. A ideia aqui é convidar para acessar seu site e lá sim, oferecer o conteúdo da integra além dos demais produtos e serviços da sua empresa.
- Aliás, quantidade não é qualidade, então, não mande muitos e-mails, nem ache que se mandar e-mails com muitas palavras você vai gerar mais resultados. A palavra-chave aqui é equilíbrio.
Agora, chegou o momento de você começar a praticar. Comece a bolar novos assuntos para os seus próximos e-mails e colha ainda mais resultados com suas campanhas. Se você desejar, deixe um comentário no campo abaixo.