O e-mail marketing pode trazer muitos benefícios para você, mas se não for bem planejado, ele pode gerar grandes dores de cabeça para seu negócio. Em outras palavras, quando você o faz de forma correta, atinge resultados positivos, gerando melhor nível de entregas e aberturas, além de aumentar a taxa de conversão. Entretanto, a má prática pode acabar queimando o filme de sua empresa e gerando taxas de rejeição irreversíveis.
Preparamos esse post para falar do maior erro que você pode cometer ao praticar o e-mail marketing e porque se deve evitá-lo. Continue a leitura!
Compra de base: o erro mais básico e grave na prática de e-mail marketing
O erro mais básico (e grave) que você pode cometer ao iniciar uma estratégia de e-mail marketing para sua marca é comprar uma base de dados. Existem pessoas no mercado que vendem listas prontas de contatos de e-mails, cuja a ideia de que quem as compra é de que podem começar fazer e-mail marketing imediatamente. Parece uma grande vantagem, não é mesmo? Mas isso não é, de modo nenhum, um bom negócio!
Sabe-se que toda empresa, no começo, precisa gerar leads, e para isso é preciso convencer os prospects a fornecer seus dados de contato. Ao criar sua estratégia de marketing digital adequadamente, o e-mail marketing irá atrair e engajar os clientes por meio do marketing de relacionamento. Trata-se de um trabalho extenuante e intensivo que traz resultados reais ao empreendedor.
Ao fazer a compra de base, por outro lado, não haverá qualquer relação entre a sua marca e os proprietários das contas de e-mail, o que acarretará na repercussão negativa de seus comunicados. Você acabará sendo enquadrado no famoso SPAM, aquelas mensagens indesejadas, e pode ainda ser penalizado pela prática. Outras das consequências da compra de base de dados são:
Prejudica o provedor de e-mail
Vamos analisar: se você compra a base de dados, você inevitavelmente está acabando com a privacidade do proprietário do e-mail, uma vez que o provedor pode interpretar como um envio normal para um contato existente. Caso este contato não exista ou seja um e-mail considerado uma armadilha (sim, provedores possuem e-mails que são utilizados como armadilhas para pegar SPAMERS (pessoas e empresas que fazem SPAM), seu domínio recebe uma reputação negativa e as próximas entregas podem não acontecer mais.
Atrapalha a reputação de IPs da empresa de e-mail marketing
A partir do momento que você enviar suas campanhas para uma lista comprada, você estará destruindo aos poucos a reputação de IPs do fornecedor de e-mail marketing (a IAGENTE, por exemplo). Consequentemente, estará prejudicando as entregas de outras empreasas que podem estar alocado no mesmo IP de envio da sua empresa. Mau comportamento não é bem visto pelas empresas de e-mail marketing e, a suspensão dos serviços pode ser uma consequência.
Repercussão negativa
O que acontecerá, em decorrência, será uma enorme repercussão negativa de sua marca, com um contingente cada vez maior de pessoas dando testemunhos negativos sobre o seu trabalho – mesmo não o conhecendo. O fato de essas pessoas terem sido incomodadas por você, sem permissão, na privacidade de seus contatos de e-mail já é motivo para reclamarem.
Blacklist
O que de pior pode ainda acontecer caso você faça uso da compra de base é seu domínio ser colocado em uma BlackList (bases de e-mails reconhecidos como fontes de SPAM) e, neste caso, não é possível enviar nem mesmo um simples e-mail através de um webmail ou Outlook. Os provedores não informam sobre este congelamento de entregas. O que mais se escuta é a famosa frase “Recebeu meu e-mail? Te enviei ontem mesmo!”
A melhor forma de evitar
A melhor maneira de evitar esse erro é construindo sua própria base de contatos. Para isso, você pode contar com as boas práticas de inbound marketing e produzir conteúdos relevantes para seu público. Isso fará sua empresa atrair, engajar e educar seus leads de forma precisa e segmentada, evitando rejeições e repercussões negativas. Agora que você já sabe quais são as consequências de comprar uma base de dados, comece a trabalhar para conquistar potenciais clientes.
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