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E-mail só com imagem: o vilão das campanhas de e-mail marketing

Ok! Então você está com tudo pronto pra iniciar sua nova campanha de e-mail marketing. Sua base de e-mails está completa – e todos são leads qualificados -, o blog está no ar cheio de conteúdos de qualidade e o material para o e-mail já está prontinho para ser disparado.

Até aí, tudo 100% certo. Mas o problema surge quando este material para o e-mail consiste apenas em uma grande imagem, quando seu designer une todo o conteúdo de texto e imagens em único arquivo que vai ser disparado como anexo. Saiba que é aí que mora o perigo – e bota perigo nisso!

Se você estava pronto pra lançar uma campanha de e-mail marketing nesse formato, pense duas vezes antes de fazer isso. Antes de qualquer movimento, leia nosso texto até o fim e entenda porque isso pode comprometer seus resultados.

A breve história do e-mail só com uma imagem

Bom, para que você entenda bem o porquê disso, precisamos contar uma breve história sobre os nossos provedores de e-mail, que a cada dia evoluem mais e ficam mais inteligentes.

Para fugir dos famosos – e persistentes – Spams, os provedores desenvolveram métodos para que este tipo de e-mail não caísse nas caixas postais. Para isso, direcionavam diretamente para o Lixo Eletrônico  (ou caixa de Spam) e-mails com palavras que eram consideradas ruins, ou seja, que caracterizavam este tipo de mensagem, coisas como “Não  perca”, “Oferta exclusiva”, “Promoção”, e muitas outras que você certamente conhece muito bem.

Para fugir dessa medida, as pessoas e empresas que fazem Spam (chamados Spamers) resolveram usar estas frases e palavras dentro de imagens, assim, os provedores não seriam capazes de identificá-las. Mas, como evoluem muito rapidamente, os provedores desenvolveram uma nova estratégia, fazendo com que a maioria dos e-mails que contivessem apenas uma imagem fossem enviados diretamente para o lixo eletrônico, especialmente aquelas que fossem muito pesadas.

Com isso, os usuários de e-mail puderam ficar mais uma vez tranquilos, e os Spamers mais uma vez saíram perdendo. Como nem tudo são flores, as empresas mais sérias também perderam a chance de enviar bons conteúdos através de imagens.

Por isso, até hoje os filtros anti-spam dos provedores de e-mails são configurados para “barrar” a maioria das mensagens que contenham somente imagens.

O formato de e-mail ideal

Nada impede você de usar imagens em sua campanha de e-mail marketing. Pelo contrário: isto enriquece o conteúdo. Mas o ideal é que elas sejam leves e que sejam o complemento para um texto.

Isso fará com que você não vá direto para o lixo eletrônico e não causará a sensação no leitor de que recebeu um e-mail produzido por uma máquina.  Crie algo humanizado, amigável e aproxime-se o máximo possível de seu destinatário.

Além disso, lembre-se que o texto ainda é indispensável porque em grande parte dos provedores a imagem não abre automaticamente, ela precisa ser baixada. Logo, você precisa convencer – através do texto – que vale a pena abrir aquela promoção, infográfico, cupom, etc…

Fazer uma campanha de e-mail marketing pode parecer algo muito fácil de início. Mas, para ter uma boa taxa de abertura, é preciso ficar atento a alguns pontos cruciais, caso contrário, você estará apenas desperdiçando tempo e dinheiro em campanhas sem sucesso.

Em nosso blog você encontra outras dicas como esta que podem fazer sua campanha irresistível. Acompanhe! 

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