No universo do marketing digital, a palavra-chave é um termo que ativa a exibição de um anúncio ou conteúdo procurado num mecanismo de busca. Para garantir que o público encontre seu conteúdo e interaja com seu anúncio, você pode definir os termos que mais se adequam ao seu tipo de negócio.
É muito comum usar palavras-chaves no seu blog post, mas, e quando se trata de e-mail marketing, elas também são importantes? É preciso defini-las também para esse tipo de ação? As respostas você vai encontrar neste post. Leia e descubra como tornar seu e-mail marketing mais eficiente com o termo de busca ideal!
Como usar a palavra-chave em suas ações de e-mail marketing
Quando tratamos de um texto, a palavra-chave — keyword, em inglês — é o principal termo que descreve o tema ou assunto do texto. Para que você entenda melhor, alguns exemplos são simples, como no caso deste conteúdo, em que palavra-chave principal é justamente “palavra-chave”.
Por isso que um bom planejamento faz toda a diferença em uma estratégia de marketing digital. E com o e e-mail não seria diferente. Logicamente, existem outros fatores que definem o sucesso de suas campanhas de e-mail marketing, mas uma escolha assertiva de termos de busca é um dos fatores principais.
A explicação é simples: são as palavras-chaves que direcionam a estratégia. São elas que irão definir se o público vai sentir-se atraído ou não pelo conteúdo que você vai colocar no assunto ou no corpo do e-mail. Nesse caso, a palavra serve como um “gatilho mental” para incentivar o clique e a leitura do seu e-mail.
Vamos entender melhor…
Na jornada de compra, o usuário digitou alguma palavra no Google para saber sobre “como conquistar mais clientes”. No seu blog, há justamente um conteúdo como o termo, e então ele clica, lê e gosta do que você está tratando. Pronto, você conseguiu um visitante e um possível lead por meio da palavra-chave! Afinal, se, no fim do conteúdo, há uma chamada para sua newsletter, ele pode se cadastrar e começar um relacionamento com sua marca.
Mas, cuidado! O interesse do lead sobre o assunto “conquista de clientes” ainda não cessou. Então, o próximo e-mail a ser enviado deve ser relacionado, usando, por exemplo, o seguinte título: “Conquistando clientes com X ferramentas”. Provavelmente, ele vai clicar, abrir e ler com interesse, porque é justamente o que ele começou a procurar no Google antes de fazer um cadastro no seu site.
Mas como eu posso encontrar a palavra-chave ideal?
Como já destacamos aqui, é preciso fazer um planejamento e pesquisa. Para isso, o Google AdWords disponibiliza uma ferramenta gratuita chamada “Keyword Planner“, em que você consegue identificar os termos mais usados por determinado público. Você pode começar criando uma planilha com os mais buscados e ir aplicando-os em seus próximos e-mails.
Atenção!
Mas fique atento ao seguinte: o uso de uma palavra-chave no e-mail não pode ser tão instigante a ponto do contato ficar com receio de clicar e também não deve ser tão explícito a ponto de não despertar uma certa curiosidade. É preciso equilíbrio. Em muitos casos, a troca por sinônimos e a contextualização do tema serão suficientes. Mas, para isso, você precisa saber exatamente o que seus contatos estão buscando, e, a partir daí, executar suas ações.
Pronto para usar os termos ideais em seu e-mail marketing? Compartilhe sua opinião nos comentários!