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Como ter uma lista de contatos qualificada?

Qualquer empresa que deseja se comunicar precisa saber a importância de se ter uma lista de contatos qualificada. Mas o que significa essa tal lista? Como conseguir? Como ela irá auxiliar minhas estratégias de email marketing e, consequentemente, aumentar minhas vendas? Essas e outras perguntas serão respondidas no post de hoje.

Continue a leitura e descubra como alavancar seu negócio com uma lista de e-mails qualificada!

Criando a sua lista de contatos qualificada

Para colocar o e-mail marketing em prática, você precisa dos contatos das pessoas que se interessam pelo seu serviço. Para que eles recebam suas comunicações por e-mail, eles precisam autorizar o envio. Isso é feito por meio de uma ação realizada em seu site, blog ou outro canal, quando você oferece algum conteúdo para que a pessoa cadastre-se gratuitamente.

Para criar uma base de dados qualificada, é preciso basicamente captar o lead da maneira correta: convidá-lo para receber seus comunicados e jamais cadastrá-lo sem sua autorização. Comprar listas de emails definitivamente não é uma boa prática. Lembre-se de que SPAM, mensagens enviadas sem autorização do destinatário, são ilegais, invasivas e prejudicam a imagem da sua empresa.

É bom destacar aqui que não basta gerar leads. Há empresas com listas gigantescas, mas com muitos contatos que não se interessam de fato pelos produtos ou serviços. Ou seja, estão ali apenas fazendo volume. Uma das tarefas mais importantes é segmentar a base, gerando contatos que realmente desejam consumir um determinado tipo de produto, serviço, promoção, etc.

Como criar a sua lista

A primeira coisa é aumentar e incentivar as visitas ao seu site ou blog. Com as pessoas transitando dentro da sua plataforma, você vai ter a chance de transformá-las em leads. Algumas empresas investem apenas em publicidade, levando o visitante direto para uma página de cadastro. Existem diversos tipos de estratégias, mas, de qualquer forma, é preciso gerar tráfego. A vantagem do blog é a possiblidade de tráfego orgânico, ou seja, sem que seja preciso investir verbaem publicidade paga.

A segunda coisa, uma das mais fundamentais, é oferecer algo ao visitante. Procure oferecer um material, produto ou oferta em troca do cadastro, como um e-book, uma videoaula, uma planilha, uma consultoria gratuita ou até mesmo o envio de newsletter, o importante é incentivar a pessoa a ceder o seu e-mail e transformá-la em lead.

Desenvolva o relacionamento com os leads após o cadastro, seja por e-mail ou mensagem de texto. Faça uma limpeza na lista de vez em quando, ou seja, elimine as pessoas que não interagem nunca com seus conteúdos e mantenha as que apresentam real interesse. A qualificação muitas vezes será consequência desse filtro.

Para fechar, ressaltamos que uma lista qualificada não se aplica somente ao e-mail marketing, mas também ao SMS, outro canal que necessita de uma base qualificada.

Ficou alguma dúvida ou tem algum comentário sobre o assunto? Deixe um comentário! Será um prazer interagir com você.

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