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Black Friday: aqueça as vendas através do e-mail marketing

A Black Friday é uma ação que nasceu nos Estados Unidos para aquecer o mercado interno entre o período de Ação de Graças e o Natal. A megapromoção acontece na última sexta-feira de novembro e é o momento em que os varejistas conseguem esvaziar seus estoques e prepararam-se para receber todos os produtos que serão vendidos no Natal.

Aqui no Brasil, a data vem ganhando cada vez mais força e se destaca pelas vendas realizadas no e-commerce, que recebeu melhor o modelo de desconto proposto pela Black Friday estadunidense. Os consumidores aproveitam para comprar principalmente eletrônicos por preços bem mais em conta, principalmente nas lojas de departamento do país que possuem uma versão virtual.

De acordo com a ClearSale — empresa especializada em prevenção à fraude no e-commerce —, só em 2015 foram mais de R$ 1.536.580.634,00 em valores movimentados nessa sexta do mês, um aumento 76% superior ao registrado no ano de 2014. A quantidade de pedidos chegou a 49% a mais e o ticket médio das compras também aumentou de R$ 404 para R$ 492.

Para 2016, as empresas pretendem usar a data para diminuir os estoques e reaquecer o mercado. Mas é preciso estar atento em como realizar uma promoção efetiva na Black Friday, para assim conseguir atrair clientes e lucrar mais.

Como aproveitar a Black Friday ao máximo

A maioria dos consumidores brasileiros realizam suas compras de Black Friday no conforto de seus lares, muito diferente do que acontece nos Estados Unidos. Por esse motivo, é preciso saber como aproveitar a data e os meios para promover as ações de marketing, impactando assim um número cada vez maior de clientes.

As ferramentas digitais são a escolha mais assertiva para quem precisa criar um bom relacionamento com o cliente virtual e oferecer a ele tudo o que uma loja física e o marketing tradicional oferece aos seus clientes.

Redes sociais

É preciso estar atento às redes sociais e aos canais de comunicação abertos para que seu consumidor compartilhe sua marca e converse sobre as expectativas, pontos negativos e pontos positivos. Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat são algumas das mídias sociais mais utilizadas, possibilitando que a empresa publique promoções exclusivas, divulgue artigos e links relevantes para engajar o cliente e ainda forneça um meio de receber feedback sobre seus produtos e seu atendimento.

E-mail marketing e e-mail transacional

As campanhas digitais são outra forma de melhorar esse processo. Os recursos de e-mail marketing permitem selecionar os consumidores, personalizar as mensagens, converter leads e criar uma relação estreita com os clientes. Além disso, você ainda consegue manter contato com sua base de clientes sobre operações realizadas no seu site com os e-mails transacionais, como enviar confirmações de pedidos, notas fiscais, informações e até mesmo realizar uma pesquisa de satisfação para entender o que pode ser melhorado para que as vendas continuem a crescer.

SMS marketing

Essa ferramenta permite que você entre em contato com o seu cliente onde ele estiver e com a certeza de que sua ação promocional será entregue ao destinatário sem cair na caixa de SPAM. É ideal ainda para enviar códigos de desconto e informar sobre novidades.

Tudo isso, sendo realizado em conjunto e neste momento de boom do marketing digital e vendas virtuais no Brasil, é uma fórmula certa para o sucesso. Por isso, não deixe de aquecer suas vendas nessa Black Friday!

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