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Qual o melhor dia e horário para o envio de e-mail marketing?

O e-mail marketing ainda reina absoluto entre as estratégias adotadas pelas marcas na comunicação direta com o consumidor. E não é para menos. Além de eficiente, ele costuma ter baixo custo de ativação e é enviado a um canal que é acessado com frequência pelo público. Quem não dá uma olhadinha na caixa de entrada ao menos uma vez por dia?

Mas a pergunta que fica é: como garantir o sucesso de uma campanha de e-mail marketing com tanto conteúdo sendo disseminado por aí? Bem, de uma série de fatores que determinam o êxito ou não do disparo, o dia da semana e o horário exercem grande influência. Mas o fato é que não existe resposta pronta. É preciso testar. E testar muito.

Alguns estudos sugerem os melhores horários de envio tomando por base os hábitos dos consumidores na internet e as métricas de um “sem número” de campanhas analisadas. Mas, afinal, é mesmo possível determinar o melhor dia e horário para os disparos? Como falamos, não existe receita de bolo pronta para campanhas bem-sucedidas. Mas conhecer os hábitos da audiência, analisar as métricas das campanhas enviadas e testar muito, até achar o ponto de equilíbrio, é um bom ponto de partida.

De modo geral, algumas orientações sempre são válidas, por estarem embasadas em resultados obtidos por campanhas reais e cabem ser aplicadas no momento de planejar o disparo do e-mail, independente do segmento em que a empresa atua. Separamos alguns insights que você não deve perder de vista ao lançar mão de suas estratégias:

– O horário das 6h às 10h da manhã tem bom potencial de abertura, mas não de leitura. Outro agravante é que o e-mail pode ser descartado pelo usuário junto com o lixo eletrônico enviado na madrugada;

– No meio da tarde, ou seja, entre 15h e 17h, a taxa de leitura de e-mails aumenta. É o momento em que há uma queda natural no ritmo de trabalho e o acesso à caixa de entrada acontece como forma de distração;

– O horário entre 19h e 22h também vale a pena ser considerado. Isso porque nesse período as pessoas estão fora do ambiente de trabalho e têm maior liberdade para acessarem os e-mails. Também é o momento preferido de muitas pessoas para ler de uma só vez todos os e-mails recebidos ao longo dia;

– Sobre os dias da semana, alguns estudos indicam que a taxa de abertura tende a ser melhor de terça a quinta. E isso tem uma explicação: nos fins de semana as pessoas costumam desligar um pouco do mundo online para curtir momentos junto à família e aos amigos; na segunda, há um acúmulo de e-mails e tarefas, portanto há menos espaço para distrações, como uma olhadinha no e-mail pessoal; e na sexta, os preparativos para o fim de semana colocam o acesso à caixa de entrada em segundo plano.

Bem, como você pôde perceber, não há uma regra aplicável para o melhor dia e horário para o envio de e-mails. Isso vai variar muito em função do tipo de conteúdo disparado, perfil do público e conteúdo/serviço oferecido. O mais recomendado é analisar métricas e fazer testes A/B para avaliar quais campanhas performam melhor. Fazer chegar sua mensagem no momento oportuno em que o consumidor está mais apto a receber e dar atenção ao conteúdo é o que irá definir o sucesso da campanha e aumentar o potencial em vendas ou engajamento.

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