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Qual o melhor dia e horário para o envio de e-mail marketing

Qual o melhor dia e horário para o envio de e-mail marketing?

O e-mail marketing ainda reina absoluto entre as estratégias adotadas pelas marcas na comunicação direta com o consumidor. E não é para menos. Além de eficiente, ele costuma ter baixo custo de ativação e é enviado a um canal que é acessado com frequência pelo público. Afinal, quem não dá uma olhadinha na caixa de entrada ao menos uma vez por dia?

O desafio de se destacar em meio a tanto conteúdo

Mas a pergunta que fica é: como garantir o sucesso de uma campanha de e-mail marketing com tanto conteúdo sendo disseminado por aí?
De uma série de fatores que determinam o êxito ou não do disparo, o dia da semana e o horário exercem grande influência. No entanto, não existe resposta pronta: é preciso testar — e testar muito.

Estudos e hábitos de consumo

Alguns estudos sugerem os melhores horários de envio tomando por base os hábitos dos consumidores na internet e as métricas de diversas campanhas analisadas.
Mas, afinal, é possível determinar o melhor dia e horário para os disparos?
Como já dito, não há receita de bolo. Conhecer os hábitos da audiência, analisar métricas e realizar testes constantes até encontrar o ponto de equilíbrio é o caminho mais seguro.

Dicas baseadas em resultados reais

De modo geral, algumas orientações são sempre válidas, pois se baseiam em resultados obtidos por campanhas reais. Independentemente do segmento da empresa, vale considerar:

  • Entre 6h e 10h da manhã: bom potencial de abertura, mas baixa taxa de leitura. O risco é o e-mail ser descartado junto com o lixo eletrônico da madrugada.

  • Entre 15h e 17h: aumento na taxa de leitura, já que há queda no ritmo de trabalho e as pessoas acessam a caixa de entrada como forma de distração.

  • Entre 19h e 22h: horário com maior liberdade para leitura, pois a maioria está fora do ambiente de trabalho. É o momento preferido de muitos para limpar a caixa de entrada e ler todos os e-mails do dia.

Melhores dias da semana

Estudos indicam que terça, quarta e quinta apresentam taxas de abertura mais altas.

  • Nos fins de semana, há menor engajamento devido a momentos de lazer com família e amigos.

  • Na segunda, há acúmulo de e-mails e tarefas, reduzindo a atenção ao e-mail pessoal.

  • Na sexta, o foco já está nos preparativos para o fim de semana.

Testes e métricas: o segredo para o sucesso

Não existe regra fixa para o melhor dia e horário. Tudo depende do conteúdo, perfil do público e tipo de serviço ou produto oferecido.
O mais indicado é analisar métricas e realizar testes A/B para descobrir quais campanhas performam melhor. O sucesso depende de fazer a mensagem chegar no momento em que o consumidor está mais receptivo, aumentando as chances de engajamento ou vendas.

Monitore e otimize com ferramentas especializadas

Para acompanhar de perto o desempenho dos e-mails enviados, utilize ferramentas que forneçam relatórios completos.
Com a IAGENTEmail, por exemplo, é possível ter acesso a um relatório detalhado de performance.

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