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Como calcular o ROI no e-mail marketing?

Se o ROI (Retorno sobre o Investimento) é uma das métricas mais importantes a serem medidas no marketing digital, então ele também deve ser aplicado para medir a taxa de sucesso das campanhas de e-mail marketing, certo?

Essa é a conduta mais adequada para embasar o sucesso das campanhas, evitando qualquer tipo de análise na base do “achismo”. O ROI nos mostra se estamos no caminho certo e se o investimento feito realmente surtiu efeito positivo para a empresa. O indicador também permite planejar metas e rever as estratégias em curso.

Por isso, o ROI exige acompanhamento frequente por parte dos profissionais do marketing.

Como calcular o ROI?

A fórmula mais simples de calcular o ROI das ações de marketing digital é a seguinte:

Como obter o ROI no caso do e-mail marketing?

Para calcular o custo:

Imagine que seu produto custe R$ 10 por unidade e você vende ele por R$ 50. Você contratou uma ferramenta de e-mail marketing, cujo investimento é de R$ 29 mensais, com direito a enviar 1.500 e-mails por mês. Supomos que você vendeu 200 unidades neste disparo (significa sua conversão). Custo = (10,00 x 200,00) + 29,00 = R$ 2029,00

Para calcular a receita:

Você realiza o disparo da sua campanha de email marketing para 1.500 contatos e consegue vender  200 unidades do produto a R$ 50. Receita = 50,00 x 200 unidades = R$ 10 mil

Resultado:

Agora, é só aplicar a fórmula do ROI. Basta diminuir a receita do custo e dividir tudo pelo custo, ou seja:

ROI = (10.000 – 2029) / 2029 = 3,9

Para saber o valor em forma de porcentagem, é só multiplicar este valor por 100, aí teremos neste exemplo um ROI de 390%.

Entre os custos que podem entrar nesse cálculo, estão:

– Preço de contratação de um domínio de e-mail próprio;
– Custo com ferramenta de disparo de e-mail marketing;
– Contratação de um profissional para desenvolver o layout do e-mail;
– O salário de um analista de email marketing designado para cuidar das estratégias de disparo de e-mails.

ROI entendido? Então é hora de aplicar esse conhecimento em suas campanhas. Se quiser aprofundar ainda mais o assunto, Baixe o ebook da IAGENTE sobre medição de ROI no e-mail marketing e se torne um expert no assunto.

Se alguma dúvida persistir, deixe sua pergunta nos comentários para que possamos te auxiliar.

Até o próximo post!

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