Atualmente, muitos usuários utilizam meios digitais para realizar transações bancárias ou compartilhar dados pessoais. Por isso, é fundamental que softwares ofereçam segurança para os seus clientes. E uma das formas de conseguir isso é contar com autenticação 2FA.
Quer saber o que é autenticação 2FA, como ela funciona e qual a sua importância para garantir a segurança de usuários de plataformas digitais? Para isso, continue lendo esse conteúdo e descubra tudo sobre o assunto!
O que é autenticação 2FA?
Do termo em inglês Two Factor Authentication (2FA), ou Autenticação de Dois Fatores em português, a Autenticação 2FA é um dispositivo de segurança usado em plataformas digitais que fazem o usuário confirmar a sua identidade para ter acesso às plataformas como aplicativos ou sites.
Geralmente a verificação de duas etapas acontece de três formas diferentes, acontecendo por meio de:
- um código de verificação estabelecido pelo usuário:
- senha (numérica ou alfabética);
- resposta a uma pergunta secreta.
- alguma informação exclusiva do usuário:
- token;
- telefone celular ou e-mail.
- reconhecimento da identidade do usuário:
- reconhecimento facial ou de voz;
- biometria;
- retina ou íris.
Como funciona a autenticação 2FA?
Mas, afinal, como funciona a autenticação de duas etapas na maioria dos casos?
A primeira etapa da Autenticação 2FA acontece com a identificação básica do usuário. Ele fornece suas informações pessoais simples, como e-mail, nome de usuário, CPF e senha, por exemplo.
A segunda fase da autenticação acontece de forma mais específica: o usuário deve fornecer algum dado que comprove a sua identidade, de fato. Portanto, a confirmação acontece por meio de uma senha, um PIN, um código de verificação que pode ser recebido por SMS ou e-mail, um telefonema ou outros métodos, aos quais apenas o usuário portador da conta tem acesso.
Qual a importância de utilizar a autenticação 2FA?
Agora que você sabe o que é a autenticação de duas etapas e como ela funciona na prática, é preciso entender a razão de ela ser importante para o usuário.
De forma geral, a autenticação de duas etapas oferece uma camada a mais de segurança para os dados do usuário, que dificulta o acesso às suas contas ou plataformas para terceiros ou hackers.
Aplique a autenticação de duas etapas por e-mail
Procurando por uma forma de aplicar a autenticação de duas etapas na sua empresa? Conheça o IAGENTEsmtp e descubra como enviar códigos de autenticação para os seus contatos por meio de e-mails e garantir a segurança dos seus clientes.
Para saber mais sobre a IAGENTE e como funcionam as plataformas (e-mail, SMS e SMTP), acesse nosso site ou conheça nosso canal no YouTube.