Uma grande frustração por parte de profissionais de marketing que trabalham com campanhas de e-mail é: depois de planejar, redigir, aprovar e disparar todos os conteúdos, perceber que eles foram direcionados para a caixa de SPAM dos contatos. Ou seja, todo o trabalho foi em vão.
Mas, você sabe como evitar que seus e-mails caiam direto na caixa de SPAM dos seus contatos? Uma das principais dicas é evitar termos conhecidos como “clickbait” no assunto dos conteúdos. Se você ainda não sabe o que é isso, continue com a gente, pois separamos neste conteúdo algumas palavras proibidas que você não deve mencionar na hora de bolar o título das suas mensagens de e-mail. Leia até o final e confira tudo sobre o tema!
Palavras-chave que podem gerar SPAM
O SPAM é o destino que nenhum profissional de marketing deseja para os seus e-mails. Por isso, é fundamental implementar diferentes estratégias que garantam o envio dos correios eletrônicos para as listas de contatos desejadas. Usar as palavras certas no assunto e no corpo do e-mail é uma forma de fazer isso.
Falando especificamente sobre o assunto do e-mail, existem várias palavras categorizadas pelos filtros de SPAM como conteúdo impróprio. Quando isso acontece, as mensagens vão para o lixo eletrônico dos destinatários.
Confira os tópicos abaixo e descubra quais são as palavras a serem evitadas conforme o tema!
Vendas
As palavras mais penalizadas em assuntos de e-mail são aquelas de cunho exclusivamente comercial, que tentam vender para o cliente a todo custo. Desse modo, alguns exemplos que devem ser evitados pelas empresas são:
- Compre;
- Desconto;
- Oferta;
- Cupom;
- Frete grátis;
- Preço baixo;
- Promoção.
Urgência
Trabalhar com gatilhos mentais e urgência é uma estratégia muito usada nos meios de comunicação comerciais. Contudo, é recomendado que palavras apelativas nesse sentido não sejam compartilhadas nos assuntos de e-mail. Portanto, evite os termos:
- Atenção;
- Urgente;
- Imediato;
- Pare;
- Agora;
- Corre;
- Para tudo;
- Só hoje.
Chamadas
Influenciar o contato a realizar algum tipo de ação após a leitura é o objetivo de qualquer e-mail. Contudo, não é recomendado que chamadas desse tipo sejam feitas no assunto do correio eletrônico.
Portanto, evite palavras como:
- Aplique;
- Seja;
- Compartilhe;
- Leia;
- Confira;
- Abra;
- Receba;
- Ligue.
Mercado financeiro
Outro nicho muito comum em campanhas de e-mail marketing é o financeiro. Porém, tratando-se de uma questão delicada – dinheiro -, os filtros de SPAM são programados para identificar soluções “milagrosas”.
Logo, várias expressões podem ser mal vistas, tais como:
- Bônus em dinheiro;
- Dinheiro de graça;
- Dobre sua renda;
- Ganhe dinheiro;
- Faça dinheiro;
- Como ganhar dinheiro;
- Renda extra;
- Liberdade financeira.
Estética e saúde
Por último, palavras proibidas que raramente devem ser mencionadas no e-mail marketing (e quando forem, devem ser usadas com muita cautela) são aquelas relacionadas a remédios ou soluções de saúde “milagrosas”. Confira:
- Remédios;
- Comprimidos;
- Pílulas;
- Rivotril;
- Diazepam;
- Vicodin;
- Viagra;
- Levitra;
- Plantas medicinais.
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